Cursos de Pedagogia no Brasil: o que dizem os dados do INEP/MEC?
Main Article Content
Abstract
O curso de Pedagogia tem sido alvo de muitos debates, pesquisas
e estudos realizados no âmbito da academia, como também é
objeto de atenção das políticas públicas que aprovaram recentemente
as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para esse curso. Nesse sentido,
esse artigo visa refl etir sobre o curso de Pedagogia, através do resgate
de sua história, de sua identidade e da caracterização da realidade
dos cursos existentes em nosso país, a partir de dados disponíveis no
site do INEP/MEC referentes ao cadastro de escolas superiores. Para
esse fi m desenvolvemos uma pesquisa bibliográfi ca, utilizando principalmente
a legislação educacional acerca do tema, assim como a pesquisa
empírica realizada no site do INEP/MEC no período de agosto a
setembro de 2006, com a totalidade de cursos de Pedagogia instalados
em todo o país e, no período de julho a agosto de 2008, com os da Região
Sudeste, por ser onde se encontra o maior número de cursos existentes
no Brasil. A pesquisa empírica envolveu 1.424 cursos em 2006,
sendo que na Região Sudeste foram elencados 551 cursos nesse ano e
731, no ano de 2008. Quanto à caracterização dos cursos de Pedagogia
no Brasil, concluímos que o Sudeste, dentre as regiões brasileiras, é a
que oferece o maior número de cursos e que a oferta dessa formação
está concentrada no estado de São Paulo. As instituições privadas, em
2006, eram responsáveis por 58,8% dos cursos no país e constatamos
vinte e três habilitações oferecidas, o que demonstra a difi culdade em
defi nir sua identidade. O curso se caracteriza com a modalidade de ensino
presencial, com duração entre 3 e 4 anos, com regime letivo semestral, funcionando, em sua maioria, no período noturno. Observamos
também que desde sua criação, em 1939, até a aprovação das recentes
diretrizes, o curso de Pedagogia passou por várias legislações educacionais
que provocaram alterações em sua estrutura e objetivos, além
de suscitarem discussões, refl exões, debates, discordâncias e muitas
pesquisas. Ainda que não se tenha defi nido claramente sua identidade
nem o papel desse curso para a educação brasileira, percebe-se que,
ao longo da história, a docência é uma marca forte dos cursos de Pedagogia
no Brasil.
e estudos realizados no âmbito da academia, como também é
objeto de atenção das políticas públicas que aprovaram recentemente
as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para esse curso. Nesse sentido,
esse artigo visa refl etir sobre o curso de Pedagogia, através do resgate
de sua história, de sua identidade e da caracterização da realidade
dos cursos existentes em nosso país, a partir de dados disponíveis no
site do INEP/MEC referentes ao cadastro de escolas superiores. Para
esse fi m desenvolvemos uma pesquisa bibliográfi ca, utilizando principalmente
a legislação educacional acerca do tema, assim como a pesquisa
empírica realizada no site do INEP/MEC no período de agosto a
setembro de 2006, com a totalidade de cursos de Pedagogia instalados
em todo o país e, no período de julho a agosto de 2008, com os da Região
Sudeste, por ser onde se encontra o maior número de cursos existentes
no Brasil. A pesquisa empírica envolveu 1.424 cursos em 2006,
sendo que na Região Sudeste foram elencados 551 cursos nesse ano e
731, no ano de 2008. Quanto à caracterização dos cursos de Pedagogia
no Brasil, concluímos que o Sudeste, dentre as regiões brasileiras, é a
que oferece o maior número de cursos e que a oferta dessa formação
está concentrada no estado de São Paulo. As instituições privadas, em
2006, eram responsáveis por 58,8% dos cursos no país e constatamos
vinte e três habilitações oferecidas, o que demonstra a difi culdade em
defi nir sua identidade. O curso se caracteriza com a modalidade de ensino
presencial, com duração entre 3 e 4 anos, com regime letivo semestral, funcionando, em sua maioria, no período noturno. Observamos
também que desde sua criação, em 1939, até a aprovação das recentes
diretrizes, o curso de Pedagogia passou por várias legislações educacionais
que provocaram alterações em sua estrutura e objetivos, além
de suscitarem discussões, refl exões, debates, discordâncias e muitas
pesquisas. Ainda que não se tenha defi nido claramente sua identidade
nem o papel desse curso para a educação brasileira, percebe-se que,
ao longo da história, a docência é uma marca forte dos cursos de Pedagogia
no Brasil.
Downloads
Download data is not yet available.
Article Details
How to Cite
Vanda Moreira Machado Lima, Y. U. F. L. e. (2010). Cursos de Pedagogia no Brasil: o que dizem os dados do INEP/MEC?. Ensino Em Re-Vista. https://doi.org/10.14393/ER-v17n1a2010-3
Section
Articles
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
The published works are the property of their authors, who may make use of them for subsequent publications, always including the original edition (original title, Ensino em Re-Vista, volume, number, pages). All articles in this journal are the sole responsibility of their authors, and no legal responsibility for their content rests with the Journal or EDUFU.