Scientific Literacy: didactic-pedagogical possibilities of the Science magazine Ciência Hoje das Crianças online

Main Article Content

Maria do Rocio Fontoura Teixeira
Juliana Carvalho Pereira
Ketlen Stueber

Abstract

It analyses thirty-five texts of the magazine Ciência Hoje das Crianças Onlineconsidering them sourceof information with didactic-pedagogical perspectivefor the mediation of Scientific Literacy. The main question of the study was: How can the online magazine Ciência Hoje das Crianças Onlineenable scientific literacy in teaching and learning science? The methodological approach was qualitative in nature and was based on bibliographic research and content analysis. The authors and institutions that contributed to the production of the texts and the intended audience were identified. The facilitators of Scientific Literacy, levels of interdisciplinary and the possible didactic-pedagogical applicability were listed. It is concluded that the analyses materials have pedagogical feasibility, fomentdebates and reflections from the scientific knowledge. The journal's performance in Science Teaching is shown and indicates how necessary are the investigations of topics in the scientific bias that can foster innovative practices in the perspective of interdisciplinary teaching.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
Teixeira, M. do R. F. ., Pereira, J. C. ., & Stueber, K. . (2019). Scientific Literacy: didactic-pedagogical possibilities of the Science magazine Ciência Hoje das Crianças online. Ensino Em Re-Vista, 26(2), 457–480. https://doi.org/10.14393/ER-v26n2a2019-8
Section
Dossiê Revisitando a Educação em Ciências e em Matemática

References

ALMEIDA, S.A.; GIORDAN, M. A revista Ciência Hoje das crianças no letramento escolar: a retextualização de artigos de divulgação científica. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 40, n.4, p. 999-1014, out. /dez. 2014.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 8 ed. Ijuí: Unijuí, 2018.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. P.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2009.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade:história, teoria e pesquisa. 18 ed. Campinas: Papirus, 2012.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 1996.

FRAGA, F.B. F.F.; ROSA, R.T.D. Microbiologia na revista Ciência Hoje das Crianças: análise de textos de divulgação científica. Ciência e Educação, Bauru, vol. 21 n.1, jan./mar. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000100013&lng=pt&tlng=pt> Acesso em 10 abr. 2018.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HOLBROOK, J.; RANNIKMAE, M. The meaning of scientific literacy. International Journal of Environmental & Science Education, vol. 4, no. 3, p. 275-288, 2009.

INSTITUTO Ciência Hoje. História. [2016]. Site oficial. Disponível em: <http://cienciahoje.org.br/instituto/historia/>. Acesso em: 19 jul. 2018.

MASSARANI, L.La divulgación científica para niños. Quark: periodismo científico en un mundo diverso, n. 34, out./dez. 2007. Disponível em: <http://www.prbb.org/quark/17/017040.htm>. Acesso em: 19 jul. 2018.

MORAN, J. M.; Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MASETTO, M. T; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 15 ed. Campinas: Papirus, 2009. p.11-65.

MOZENA, E. R.; OSTERMANN, F. Uma revisão bibliográfica sobre a interdisciplinaridade no Ensino de Ciências da Natureza. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), v. 16, p. 185-206, 2014. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172014000200185&lng=pt&tlng=pt>. Acesso em 10 jun. 2018.

NORRIS, S. P.; PHILLIPS, L. M. How literacy in its fundamental sense is central to scientific literacy. Science Education,v. 87, n. 2, p. 224-240, 2003.

PIZARRO, M.V.; LOPES JUNIOR, J. Indicadores da alfabetização científica: uma revisão bibliográfica sobre as diferentes habilidades que podem ser promovidas no ensino de ciências nos anos iniciais. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 208-238, 2015.

ROCHA, M.; MASSARANI, L. Divulgação científica na internet: um estudo de caso de comentários feitos por leitores em textos da CiênciaHoje das Crianças Online. Alexandria:Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.9, n.1, p.207-233, maio 2016.

SOBRE a CHC. Ciência Hoje das Crianças: site oficial. Rio de Janeiro, [2016]. Disponível em: <http://chc.org.br/sobre-a-chc/>. Acesso em: 28 abr., 2018.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 333-352, 2008.

VALENTE, J.A. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em midialogia. In: BACICH, L.; MORAN, J. (orgs) Metodologias Ativas para uma educação inovadora: uma Abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2017. p. 26-44.

TENREIRO-VIEIRA, C.; VIEIRA, R. M. Educação em ciências e em matemática numa perspectiva de literacia: desenvolvimento de materiais didáticos com orientação CTS/ pensamento crítico (PC). In: SANTOS, W. L. P. dos; AULER, D. (Orgs.). CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011.

Referências dos textos analisados

BONALDO, R. Pequenos notáveis: conheça os peixes criptogenéticos! Ciência Hoje das Crianças Online, Instituto Ciência Hoje, 03 out. 2017. Disponível em: <http://chc.org.br/pequenos-notaveis/>. Acesso em: 22 abr. 2018.

BONALDO, R; CARVALHO, A. E. Oito braços que pensam? Conheça os polvos, animais incríveis! Ciência Hoje das Crianças Online, Instituto Ciência Hoje, 07 ago. 2017. Disponível em: < http://chc.org.br/oito-bracos-que-pensam/>. Acesso em: 22 abr. 2018.

CAMAR, T. N. L. Por que alguns mosquitos são transmissores de doenças? Ciência Hoje das Crianças Online, Instituto Ciência Hoje, 30 nov. 2016. Disponível em: <http://chc.org.br/acervo/por-que-alguns-mosquitos-sao-transmissores-de-doencas/>. Acesso em: 29 abr. 2018.

CHAGAS, C.A anta, o carbono e o clima. Você pensa que uma coisa não tem nada a ver com a outra? Ciência Hoje das Crianças Online, Instituto Ciência Hoje, 06 jan. 2016. Disponível em: <http://chc.org.br/a-anta-o-carbono-o-clima/>. Acessoem: 24 abr. 2018.

COSTA, H. C. Aranhas com nome de comida? Ciência Hoje das Crianças Online, Instituto Ciência Hoje, 11 ago. 2017a. Disponível em: <http://chc.org.br/aranhas-com-nome-de-comida/>. Acesso em: 22 abr. 2018.

COSTA, H. C. Descoberta por acaso: uma nova espécie da Amazônia. Ciência Hoje das Crianças Online, Instituto Ciência Hoje, 29 ago. 2017b. Disponível em: <http://chc.org.br/descoberta-por-acaso/>. Acesso em: 22 abr. 2018.

LEAL, T. Folia que passeia pelo calendário: a cada ano o carnaval é comemorado em uma data diferente. Ciência Hoje das Crianças Online, Instituto Ciência Hoje, 08 fev. 2016. Disponível em: <http://chc.org.br/folia-que-passeia-pelo-calendario/>. Acesso em: 23 abr. 2018.

MOREIRA, S.; SOUZA, F.; POTT, V.; POTT, A. Vereda: caminho das águas do cerrado. Ciência Hoje das Crianças Online, Instituto Ciência Hoje, 03 fev. 2017. Disponível em: <http://chc.org.br/vereda/>. Acesso em: 22 abr. 2018.

OLIVEIRA, W. C. de; LOPES, A. V. Brasileirinha. Conheça o Pau-brasil árvore símbolo do país. Ciência Hoje das Crianças Online, Instituto Ciência Hoje, 24 abr. 2017. Disponível em: <http://chc.org.br/brasileirinha/>. Acesso em: 22 abr. 2018.

PIMENTEL, B. Borboletas no estômago. Ciência Hoje das Crianças Online, Instituto Ciência Hoje, 14 set. 2016[a]. Disponível em: <http://chc.org.br/borboletas-na-barriga/>. Acesso em: 22 abr. 2018.

PIMENTEL, B. Ciência nos esportes. Ciência Hoje das Crianças Online, Instituto Ciência Hoje, 24 ago. 2016[b]. Disponível em: <http://chc.org.br/ciencia-nos-esportes/>. Acesso em: 28 abr. 2018.

PIMENTEL, R., FERNANDES, T. Vamos mexer o corpo. Ciência Hoje das Crianças Online, Instituto Ciência Hoje, 10 nov. 2016. Disponível em: <http://chc.org.br/vamos-mexer-o-corpo/>. Acesso em: 29 abr. 2018.

PINHEIRO, I. Olhar o céu para medir a terra: entenda como as estrelas e outros corpos celestes ajudaram a delimitar o território brasileiro. Ciência Hoje das Crianças Online, Instituto Ciência Hoje, 02 mar. 2016. Disponível em: < http://chc.org.br/olhar-o-ceu-para-medir-a-terra/>. Acesso em: 23 abr. 2018.

REIS NETO, E. O céu também é azul em outros planetas? Ciência Hoje das Crianças Online, Instituto Ciência Hoje, 11 jan. 2016. Disponível em: < http://chc.org.br/o-ceu-tambem-e-azul-em-outros-planetas/>. Acesso em: 23 abr. 2018.

ROSSINI, J. P. Desconhecidas e inexploradas: biólogos visitaram florestas montanhosas da região amazônica para explorar sua flora. Ciência Hoje das Crianças Online, Instituto Ciência Hoje, 23 maio 2016. Disponível em: <http://chc.org.br/desconhecidas-e-inexploradas/>. Acesso em: 24 abr. 2018.

SÃO PEDRO, V. Jardim do Brasil. Ciência Hoje das Crianças Online, Instituto Ciência Hoje, 08 jun. 2016[a]. Disponível em: <http://chc.org.br/jardim-do-brasil/>. Acesso em: 23 abr. 2018.

SÃO PEDRO, V. Oásis na caatinga cearense. Brejos de Altitude: áreas especiais no sertão nordestino. Ciência Hoje das Crianças Online, Instituto Ciência Hoje, 13 jan. 2017[b]. Disponível em: <http://chc.org.br/oasis-na-caatinga-cearense/>. Acesso em: 22 abr. 2018.

SÃO PEDRO, V. Parques e seus mascotes. Ciência Hoje das Crianças Online, Instituto Ciência Hoje, 29 jan. 2016[b]. Disponível em: <http://chc.org.br/parques-e-seus-mascotes/>. Acesso em: 24 abr. 2018.

SILVA, F.; BESSA, E. Um mergulho com os peixes. Ciência Hoje das Crianças Online, Instituto Ciência Hoje, 17 jul. 2017. Disponível em: <http://chc.org.br/um-mergulho-com-os-peixes/>. Acesso em: 22 abr. 2018.

SILVA, J. T. Química que colore o céu.Ciência Hoje das Crianças Online, Instituto Ciência Hoje, 26 set. 2016. Disponível em: < http://chc.org.br/quimica-que-colore-o-ceu/>. Acesso em: 29 abr. 2018.

ZÍPER[personagem fictício]. Desenho de luz. Ciência Hoje das Crianças Online, Instituto Ciência Hoje, 29 ago. 2016[a]. Disponível em: <http://chc.org.br/desenho-de-luz//>. Acesso em: 22 abr. 2018.

ZÍPER [personagem fictício]. Iogurte sabor ciência. Ciência Hoje das Crianças Online, Instituto Ciência Hoje, 26 set. 2016[b]. Disponível em: <http://chc.org.br/iogurte-sabor-ciencia>. Acesso em: 29 abr. 2018. ZÍPER [personagem fictício]. Por que o bolo cresce? Ciência Hoje das Crianças Online, Instituto Ciência Hoje, 12 abr. 2016[c]. Disponível em: <http://chc.org.br/por-que-o-bolo-cresce/>. Acesso em: 29 abr. 2018.