Políticas públicas de formação docente: o desafio do direito à educação
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo do presente texto é apresentar um panorama das
ações voltadas à formação docente delineado a partir do Plano de Desenvolvimento
da Educação (PDE), lançado pelo Governo Federal em
abril de 2007, no qual essa formação ocupa papel de destaque. O diálogo
entre educação e direitos humanos é tomado como pressuposto para
a análise das políticas de formação docente por entender que essas
devem estar sempre articuladas ao direito à educação escolar de todos
os brasileiros. Tal direito constitui-se hoje não apenas da universalização
do ensino básico, considerada a primeira geração ou um primeiro
momento na evolução dos diretos à educação, mas envolve também
a estruturação de um padrão de qualidade no ensino que é comum a
todos (segunda geração), e a revisão da cultura escolar no sentido do
atendimento à diversidade e reconhecimento do direito às diferenças
(terceira geração). A compreensão desse sentido progressivo na geração
dos direitos pode ser um fi o condutor para a análise das políticas
educacionais e daquelas que visam à formação dos docentes. O PDE
traz no seu bojo ações que visam à formação de docentes para o país
cumprir sua intenção de universalização da educação escolar básica. O
desafi o está em não perder de vista na formação desses profi ssionais a
segunda e a terceira geração dos direitos.
ações voltadas à formação docente delineado a partir do Plano de Desenvolvimento
da Educação (PDE), lançado pelo Governo Federal em
abril de 2007, no qual essa formação ocupa papel de destaque. O diálogo
entre educação e direitos humanos é tomado como pressuposto para
a análise das políticas de formação docente por entender que essas
devem estar sempre articuladas ao direito à educação escolar de todos
os brasileiros. Tal direito constitui-se hoje não apenas da universalização
do ensino básico, considerada a primeira geração ou um primeiro
momento na evolução dos diretos à educação, mas envolve também
a estruturação de um padrão de qualidade no ensino que é comum a
todos (segunda geração), e a revisão da cultura escolar no sentido do
atendimento à diversidade e reconhecimento do direito às diferenças
(terceira geração). A compreensão desse sentido progressivo na geração
dos direitos pode ser um fi o condutor para a análise das políticas
educacionais e daquelas que visam à formação dos docentes. O PDE
traz no seu bojo ações que visam à formação de docentes para o país
cumprir sua intenção de universalização da educação escolar básica. O
desafi o está em não perder de vista na formação desses profi ssionais a
segunda e a terceira geração dos direitos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Scheibe, L. (2010). Políticas públicas de formação docente: o desafio do direito à educação. Ensino Em Re-Vista. https://doi.org/10.14393/ER-v17n1a2010-4
Seção
Artigos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.