Tipos y propiedades de la atención: subsidios teóricos para la organización de la enseñanza
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Resumen
No meio educacional, é recorrente a queixa acerca da falta de atenção dos estudantes durante as aulas. Apesar de bastante requerida pelos docentes, a atenção é pouco conhecida em seu funcionamento. Tendo em vista a importância dessa função psíquica no processo de aprendizagem, este estudo, de natureza teórica, teve como objetivo reunir proposições da Teoria Histórico-Cultural acerca da atenção. Para isso, buscou-se aportes teóricos na produção de autores clássicos dessa vertente psicológica (Luria, 1979; Smirnov e Gonobolin, 1960; Petrovski, 1980 e Rubinstein, 1978), bem como de autores brasileiros que se dedicaram ao estudo dessa função psíquica. No artigo, são diferenciados os tipos de atenção (voluntária e involuntária) e destacadas as suas propriedades (tenacidade, intensidade, estabilidade, vigilância, distribuição e comutação). Conclui-se que o conhecimento acerca dos tipos e propriedades atencionais possibilita identificar situações de ensino que podem dificultar ou favorecer a atenção dos estudantes sobre o objeto de estudo.
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