A percepção geográfica de estudantes ribeirinhos sobre os componentes físico-naturais da Amazônia

Conteúdo do artigo principal

Dhionatan Willott Guimarães
Marcela Vieira Pereira Mafra
Danielle Mariam Araújo dos Santos

Resumo

Este estudo analisou o ensino dos componentes físico-naturais da Amazônia em uma escola ribeirinha no município de Iranduba (AM), com foco na percepção dos alunos e na compreensão das interações entre esses elementos. A pesquisa é qualitativa, de caráter exploratório-explicativo, constituindo-se em um estudo de caso. Os resultados apontam que a descrição da ilha provém das experiências dos estudantes com o lugar. Entretanto, esses saberes são apresentados de forma fragmentada, revelando dificuldades na articulação entre os fenômenos observados e os conceitos científicos que os fundamentam. Isso decorre da pouca contextualização do conteúdo de Geografia para a realidade da escola, ainda pautado por materiais didáticos alheios à realidade amazônica.

Detalhes do artigo

Seção

DEMANDA CONTÍNUA

Biografia do Autor

Dhionatan Willott Guimarães, Universidade do Estado do Amazonas - Brasil

Undergraduate student in Geography at the Amazonas State University (UEA), Manaus, Amazonas, Brazil. Scholarship holder of the Amazonas Scientific Initiation Support Program-PAIC, funded by the Amazonas State Research Support Foundation-FAPEAM

Marcela Vieira Pereira Mafra, Universidade do Estado do Amazonas - Brasil

Assistant Professor of Geography at the Amazonas State University (UEA), Manaus, Amazonas, Brazil.

Danielle Mariam Araújo dos Santos, Universidade Estadual do Amazonas - Brasil

Assistant Professor of Geography at the Amazonas State University (UEA), Manaus, Amazonas, Brazil

Como Citar

Guimarães, D. W., Mafra, M. V. P. ., & Santos, D. M. A. dos . (2025). A percepção geográfica de estudantes ribeirinhos sobre os componentes físico-naturais da Amazônia. Ensino Em Re-Vista, 32(Contínua), 1-23. https://doi.org/10.14393/ER-v32e2025-26

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