Reflexões sobre a própria prática docente na inclusão escolar de uma estudante com deficiência intelectual

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Juliana Henrique Silvério Bernardo
Vera Lucia Messias Fialho Capellini
Regiane da Silva Barbosa

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral descrever e refletir a própria prática docente para contribuir com a inclusão escolar de uma criança com deficiência intelectual. A inclusão escolar assegura o acesso e permanência qualitativa à educação para todos, incluindo aquelas com deficiência, logo é necessário pensar na prática docente que favorece a aprendizagem. Os dados foram obtidos por meio de diário de campo e gravação de vídeos da própria prática docente, possibilitando discutir aspectos que contribuem com a educação inclusiva, como legislação vigente, atendimento educacional especializado, adaptação curricular e ensino colaborativo. Ao rever a própria prática, a professora pesquisadora reflete sobre como ensinar todos os estudantes da turma e atender as especificidades de aprendizagem de uma estudante com deficiência intelectual incluída em uma sala de aula comum, o que exigiu questionamento de suas escolhas, conduta, comportamento e reavaliação da própria atuação de maneira a tornar a aula inclusiva.

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Como Citar

Bernardo, J. H. S., Capellini, V. L. M. F., & Barbosa, R. da S. (2025). Reflexões sobre a própria prática docente na inclusão escolar de uma estudante com deficiência intelectual . Ensino Em Re-Vista, 32(Contínua), 1-26. https://doi.org/10.14393/ER-v32e2025-29

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