Desenvolvimento Curricular e a Dimensão Sociocultural em uma disciplina de Funções na Licenciatura em Educação do Campo

Conteúdo do artigo principal

Fernando Luís Pereira Fernandes
Maria do Carmo de Sousa

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir e compreender o desenvolvimento curricular de uma disciplina de funções, na qual foram mobilizados e problematizados aspectos socioculturais relativos à população camponesa. Para isso, tomamos como referência os estudos afins ao Desenvolvimento Curricular e ao Ensino Culturalmente Relevante. A investigação, de natureza qualitativa, foi realizada em uma disciplina de funções em um curso de Licenciatura em Educação do Campo de uma universidade federal, fazendo uso de relatórios e transcrições das falas dos licenciandos. Como resultado, vimos um grande potencial formativo ao organizar o ensino na formação inicial para professores de matemática para escolas do campo, aliado ao Ensino Culturalmente Relevante, permitindo aos licenciandos a tomada de consciência sobre a necessidade de controle financeiro de sua produção agrícola familiar. E, mediante esse controle, repensar a organização da disciplina no Regime de Alternância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Fernandes, F. L. P. ., & Sousa, M. do C. de . (2020). Desenvolvimento Curricular e a Dimensão Sociocultural em uma disciplina de Funções na Licenciatura em Educação do Campo. Ensino Em Re-Vista, 27(2), 500–518. https://doi.org/10.14393/ER-v27n2a2020-5
Seção
Dossiê Currículos em Educação Matemática I

Referências

ANTUNES-ROCHA, M. I.; MARTINS, M. F. A. Diálogo entre teoria e prática na Educação do Campo: Tempo Escola/ Tempo Comunidade e alternância como princípio metodológico para organização dos tempos e espaços no curso de Licenciatura em Educação do Campo. In: MOLINA, M. C.; SÁ, L. M. Licenciaturas em Educação do Campo: registros e reflexões a partir das experiências piloto. Belo Horizonte: Autêntica, 2011, p. 213-228

ARROYO, M. G. Políticas de formação de educadores (as) do campo. Cad. CEDES, Campinas, v.27, n.72, p.157-176, 2007. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v27n72/a04v2772.pdf >. Acesso em: 02 fev. 2016.

BARBOSA, L. N. S. C. Entendimentos a respeito da matemática na educação do campo: questões sobre currículo. 2014. 234 p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2014.

BOGDAN, R.C.; BIKLEN, S.K; Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora, 1994.

CALDART, R. S. Educação do Campo: notas para uma análise de percurso. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v.7, n.1, p.35-64, 2009.

CHICA, C. Por que formular problemas? In: SMOLE, K. S, DINIZ, M. I. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001, p.151-173.

FERNANDES, F. L. P. Práticas de letramento de professores de matemática em formação na licenciatura em educação do campo. 2019. 230 p. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019.

FERNANDES, F. L. P.; FERNANDES, L. F. B. A formulação de problemas matemáticos em um espaço de formação continuada de professores dos anos iniciais. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v.6, n. 1, p.1-13, 2017. Disponível em: < http://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2128/1554 > Acesso em: 01 ago.2017.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.

FIORENTINI, D.; OLIVEIRA, A. T. C. C. O lugar das matemáticas na Licenciatura em Matemática: que matemáticas e que práticas formativas?. Bolema, Rio Claro, v. 27, n. 47, p. 917-938, 2013. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2013000400011&lng=en&nrm=iso >. Acesso em: 01 mar.2017.

JANUÁRIO, G.; LIMA, K.; TRALDI JUNIOR, A. Desenvolvimento curricular e prática pedagógica em educação matemática. Revista Iluminart, n. 12, p. 44-56, 2014. Disponível em: < http://revistailuminart.ti.srt.ifsp.edu.br/index.php/iluminart/article/view/208/247> Acesso em: 01 set.2019.

LADSON-BILLINGS, G. Os guardiões de sonhos: o ensino bem-sucedido de crianças afro-americanas. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

LIMA, A. S.; LIMA, I. M. S. Formação de Professores de Matemática na Licenciatua em Educação do Campo: um olhar sobre as pesquisas. Rematec, n. 25, 54-69, 2017. Disponível em: < http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/99/76 >. Acesso em: 01 mar.2019.

MEC. Edital 02/2012 SESU/SETEC/SECADI/MEC. Chamada Pública para seleção de Instituições Federais de Educação Superior–IFES e de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia-IFET, para criação de cursos de Licenciatura em Educação do Campo, na modalidade presencial. 2012. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13300-edital-02-2012-sesu-setec-secadi-31-agosto-2012-pdf&category_slug=junho-2013-pdf&Itemid=30192 > Acesso em: 12 ago.2015.

MELLO, G. N. Formação inicial de professores para a educação básica: uma (re)visão radical. Revista Iberoamericana de Educación, n.25, p. 147-174, 2001.

MOREIRA, P. C. DAVID, M. M. S. A formação matemática docente: licenciatura e prática docente escolar. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

MUNARIM, A. Movimento nacional de educação do campo: uma trajetória em construção. In: Reunião Anual da ANPEd, 31, 2008, Caxambu. Anais... Caxambu: ANPEd, 2008, p. 1-17.

PACHECO, J. A. Escritos Curriculares. São Paulo: Cortez, 2005.

ROSA, M.; OREY, D. C. Conectando a Etnomatemática e a Pedagogia Culturamente Relevante na Educação Matemática para a Promoção da Justiça Social. Rematec, n. 25, p. 6-23. 2018. Disponível em: < http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/download/143/125 >. Acesso em: 01. Ago.2019.

SACHS, L.; ELIAS, H. R. A Formação Matemática nos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo. Bolema, Rio Claro, v.30, n. 55, p. 439-454, 2016. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/bolema/v30n55/1980-4415-bolema-30-55-0439.pdf > Acesso em: 22 nov.2019.

SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Tradução: Ernani F. da Fonseca Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2000.

TICHÁ, M.; HOSPESOVÁ, A. Developing teacher’s subject didactic competence through problem posing. Educational Studies in Mathematics, v. 83, n.1, p. 133-143, 2013.