Podcast como recurso de aprendizagem: um elo entre as mídias digitais, a aprendizagem significativa e o educar pela pesquisa
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que o pesquisador buscou, por meio de sua proposta pedagógica, fazer uma interface entre a criação de episódios de podcast de autoria discente e conceito de educar pela pesquisa de Demo (2011a) embasado na teoria de aprendizagem significativa de Ausubel (2003). Utiliza essa teoria de Ausubel para tentar responder a seguinte questão-problema: Quais são as implicações da utilização da mídia podcast, enquanto recurso de aprendizagem autônoma e potencialmente significativa, por estudantes do ensino superior na disciplina Tópicos Especiais em Computação? A análise dos dados, realizada com o auxílio do software NVIVO, teve como principais resultados: a prática pedagógica proposta, que se qualifica como sendo uma nova opção dentre as metodologias ativas disponíveis; a proposta de um modelo reflexivo que contribui para a elaboração de outras práticas pedagógicas que utilizem mídias digitais com base nos pressupostos teóricos da aprendizagem significativa e do educar pela pesquisa.
Downloads
Detalhes do artigo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
CARVALHO, A. A. C. et al. Integração de Podcast s no Ensino Universitário: Reacções dos Alunos. Revista Prisma.com: Revista de Ciências e Tecnologias de Informação e Comunicação de do CETEC.MEDIA, Porto, v. 1, n. 6, p.50-74, 2008. Disponível em: http://revistas.ua.pt/index.php/prismacom/article/view/664. Acesso em: 06 nov. 2016.
CRUZ, S. C. O podcast no ensino básico. In: CARVALHO, A. A. (Org.). Actas do Encontro sobre Podcasts. Braga: CIEd, p. 65-80, 2009. Disponível em:
http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9991/1/Cruz-2009-Enc%20sobre%20Podcasts.pdf. Acesso em: 30 set. 2016.
DEMO, P. APRENDIZAGEM AUTÊNTICA NA ERA DIGITAL: Envolvendo estudantes via pesquisa. 2016a. Disponível em: https://bit.ly/2X9GR15. Acesso em: 07 mai. 2019.
______. APRENDIZAGEM AUTOPOIÉTICA. 2009. Disponível em: https://bit.ly/2EC3xQn. Acesso em 07 mai 2019.
______. ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM: Sair da mania do ensino para comprometer-se com a aprendizagem do estudante. Campo Grande: Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul – SED/MS, 2018. Disponível em: https://bit.ly/2wn6zDl. Acesso em: 05 jan. 2019.
______. Educar pela pesquisa. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2011a.
______. METODOLOGIAS ATIVAS: Estratégias para salvar a aula. 2016b. Disponível em: https://bit.ly/2MedBVX. Acesso em: 05 mai. 2019.
______. PAPEL DOCENTE. 2016c. Disponível em: https://docs.google.com/document/u/1/d/1NLMbBeyJYq8RvxweAWtD3cMrU4zQNueVoJ54Qi9kD10/pub. Acesso em: 05 mai. 2019.
______. PESQUISA: PRINCÍPIO CIENTÍFICO E EDUCATIVO. 14. ED. São Paulo: Cortez, 2011b.
______. Ser professor é cuidar que o aluno aprenda. Porto Alegre: Mediação, 2004.
DOMINGUES, N. S. O papel do vídeo nas aulas multimodais de matemática aplicada: uma análise do ponto de vista dos alunos. 2014. 125 p. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/91019. Acesso em: 03 jan. 2017.
FREIRE, E. P. A. Podcast na educação brasileira: natureza, potencialidades e implicações de uma tecnologia da comunicação. 2013. 338 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14448. Acesso em: 08 out. 2016.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
KNECHTEL, M. do R. Metodologia da Pesquisa em Educação: Uma Abordagem Teórico-prática Dialogada [Livro eletrônico]. Curitiba: Intersaberes, 2014.
LAMES, L. da C. J. DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: O USO DAS MÍDIAS DIGITAIS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA. 2011. 159 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Ciências Contábeis, 1 Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – Fecap, São Paulo, 2011. Disponível em: http://tede.fecap.br:8080/jspui/bitstream/tede/494/1/Liliane_da_Costa_Jacobs_Lames.pdf. Acesso em: 28 abr. 2019.
LEÃO, M. F.; REHFELDT, M. J. H; MARCHI, M. I. PRODUÇÃO DE VÍDEOS COM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PAR A DINAMIZAR O ESTUDO DOS CICLOS BIOGEOQUÍMICOS E FAVO RECER A CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS COM SIGNIFICADO. Revista Tecnologias na Educação, [s. L.], v. 12, p.1-11, jul. 2015. Disponível em: http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2015/07/Art12-vol12-julho2015.pdf. Acesso em: 03 jan. 2017.
LÉVY, P; COSTA, C. I. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: 34, 1997.
MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
MORAES, R; GALIAZZI, M. do C. Análise textual discursiva. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2013.
MOREIRA, M. A. O QUE É AFINAL APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA? Qurriculum, La Laguna, Espanha, v. 0, n. 0, p.29-56, mar. 2012. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/oqueeafinal.pdf. Acesso em: 10 jan. 2017.
MATURANA, H./VARELA, F. De Máquinas y Seres Vivos – Autopoiesis: la organización de lo vivo. Editorial Universitaria, Santiago: 1994.
MOURA, A. M. C; CARVALHO, A. A. A. Podcast: uma ferramenta para usar dentro e fora da sala de aula. 2006. In Rui José & C. Baquero, (eds), Conference on Mobile and Ubiquitous Systems - CSMU 2006. Universidade do Minho: Braga, p. 155-158, 2006. Disponível em: http://repositorio.uportu.pt:8080/handle/11328/476. Acesso em: 06 nov. 2016.
PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants: part 1. On The Horizon, S. L., v. 9, n. 5, p.1-6, 2001. Disponível em: http://www.marcprensky.com/writing/Prensky - Digital Natives, Digital Immigrants - Part1.pdf. Acesso em: 23 jan. 2017.
REHFELDT, M. J. H. A aplicação de modelos matemáticos em situações-problema empresariais com o uso do software LINDO. 2009, 299 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
SAEED, N. Integration and acceptance of Web 2.0 technologies in higher education. 2010. 200 f. Tese (Doctor of Philosophy) - Melbourne, Swinburne University of Technology, 2010. Disponível em: http://researchbank.swinburne.edu.au/vital/access/manager/Repository/swin:18535. Acesso em: 17 out. 2016.