Luz e vida: um diálogo com professores de Ciências
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os programas de formação continuada de professores em museus de ciências permitem uma aproximação do museu com a escola e o estreitamento do relacionamento com os professores. Nesse contexto, o Museu Dica ofereceu o curso “Luz e Vida”, buscando criar um espaço dialógico e promover uma reflexão sobre as práticas. Dessa forma, este trabalho caracterizou o perfil dos professores a partir dos “ciclos de vida” propostas por Huberman (2000) e buscou entender as relações desses professores com o tema, bem como com a proposta dialógica apresentada no curso. No decorrer do curso encontramos dificuldades para o estabelecimento do diálogo, evidenciando a expectativa por uma abordagem transmissiva do conteúdo. Apesar das dificuldades, percebemos o entusiasmo dos professores em relação ao curso.
Downloads
Detalhes do artigo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
BORGES, A. S. Análise da formação continuada dos professores da rede pública de ensino do estado de São Paulo. Educação continuada: reflexões, alternativas. Campinas: Papirus, p. 39-61, 2000.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdfAcesso em: 20 abril 2018.
DELIZOICOV, D.;ANGOTTI, J.A. P. Metodologia do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 1992. 2ª. ed.
FOLLE, A e NASCIMENTO, J. V. Estudos sobre Desenvolvimento Profissional: Da Escolha à Ruptura da Carreira Docente.Revista da Educação Física/UEM, vol. 19, n. 4, p. 605-618, 2008.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa, São Paulo: Paz e Terra, 1996.
_____. Extensão ou Comunicação?Tradução Rosika Darcy de Oliveira, 15ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional de professores. In: Nóvoa, A. (Org.) Vida de Professores, 2000, Porto. 2000.
JACOBUCCI, D. F. C. Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação da cultura científica. EM EXTENSÃO, Uberlândia, v. 7, p. 55-66, 2008.
JACOBUCCI, D. F. C.; JACOBUCCI, G. B.; MEGID NETO, J.. Experiências de formação de professores em centros e museus de ciências no Brasil.RevistaElectrónica de Enseñanza de las Ciencias, v.8, n.1,p. 118-136,2009.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas.São Paulo: EPU, 1986.
MARANDINO, M. (org.) Educação em Museus: A Mediação em Foco. Geenf / FEUSP, 2008.
MINASGERAIS. Resolução SEE nº 666, de 07 de abril de 2005. Estabelece os Conteúdos Básicos Comuns a serem obrigatoriamente ensinados pelas unidades de ensino estadual que oferecem os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Diário Oficial de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG. 08 abr. 2005. Disponível em: https://www.educacao.mg.gov.br/images/documentos/%7BA6FF8791-B1D3-4FBB-B4B5-6AFEE169185A%7D_resol0033.pdfAcesso em: 20 abril 2018.
PIETROCOLA, M. P.O; POGIBIN, R. C.;OLIVEIRA, R. C. A.; ROMERO, T. R. L. Física em Contextos: pessoal, social e histórico. V. 3. São Paulo, FTD, 2010.
POMBO, O. Epistemologia da interdisciplinaridade. Revista do Centro de Educação e Letras da Unioeste. V.10 n.1, p. 9-40, 2008.
SALES, N. L. L. Problematizando o ensino de física moderna e contemporânea na formação continuada de professores: análise das contribuições dos Três Momentos Pedagógicos para construção da autonomia docente. 2014. 217p (Doutorado) Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, Instituto de Física, Instituto de Química e Instituto de Biociências. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
SILVA A. L. S. e SANTOS, S. M. Um Curso de Física para Professores de Ciências Naturais do Ensino Fundamental. Cadernos da Pedagogia. São Carlos, ano 10, v. 10, n. 20(10), 2017.
VALENTE, M. E., CAZELLI, S. e ALVES, F.: Museus, ciência e educação: novos desafios. História, Ciências, Saúde–Manguinhos, vol. 12 (suplemento), p. 183-203, 2005.