Educação Ambiental: um estudo de caso em uma comunidade ribeirinha do Estado do Amazonas

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Maria de Nazaré Leal Nogueira
Leandro de Oliveira Souza

Resumo

O presente artigo é resultado de uma investigação que objetivou entender o ambiente escolar e a problemática socioambiental nas comunidades ribeirinhas no estado do Amazonas, com base na literatura e na observação de campo. Parte-se da seguinte questão: quais os problemas enfrentados e por que promover educação ambiental nas comunidades ribeirinhas amazônicas? Trata-se de um estudo analítico descritivo, que fez uso de entrevistas com registro em áudio e imagens e observação direta com registro em diário de campo. Os sujeitos da pesquisa foram moradores de uma comunidade ribeirinha. A análise dos dados deu-se de forma hermenêutica e a comunicação pautada na metodologia de estudo de caso. Os resultados apontam que a educação ambiental, se pautada na realidade local e promovida dentro das comunidades, torna-se um alicerce para que futuras gerações e, em especial, os próprios moradores se tornem capazes de planejar, desenvolver e superar problemas no ambiente em que vivem.


 

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Como Citar
Nogueira, M. de N. L. ., & Souza, L. de O. . (2019). Educação Ambiental: um estudo de caso em uma comunidade ribeirinha do Estado do Amazonas . Ensino Em Re-Vista, 26(2), 320–344. https://doi.org/10.14393/ER-v26n2a2019-2
Seção
Dossiê Revisitando a Educação em Ciências e em Matemática

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