Conversas sobre o movimento da Etnomatemática na UFU

Conteúdo do artigo principal

Benerval Pinheiro Santos
Cristiane Coppe

Resumo

Neste texto pretende-se dialogar acerca do movimento em Etnomatemática, tendo por base experiências vivenciadas a partir do ano de 2008, junto à Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pretende-se evidenciar as produções e potencialidades do Programa de Pesquisa Etnomatemática, apresentando fatos e dados de grupos de pesquisa da UFU, como resultado de diálogos e ações iniciados pelas questão: "De que modo a Etnomatemática pode fazer emergir elementos que podem contribuir para a formação do professor e do pesquisador em Educação (Matemática) e os processos de empoderamento de pessoas e grupos sociais? Evidenciou-se elementos acerca da educação, da docência e de práticas socias que podem ser ressignificadas na perspectiva do Programa de Pesquisa Etnomatemática. Nesse processo, destaca-se que a troca de experiências, a abertura para o conhecimento e para o currículo descolonizador, proporcionam um novo olhar para o mundo e sua diversidade, provocando novas discussões em Etnomatemática nos espaços de reflexão e ação na Universidade Federal de Uberlândia.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Santos, B. P., & Coppe, C. (2018). Conversas sobre o movimento da Etnomatemática na UFU . Ensino Em Re-Vista, 25(3), 671–685. https://doi.org/10.14393/ER-v25n3a2018-8
Seção
Dossiê Etnomatemática: motivações, desenvolvimento e ações

Referências

D ́AMBROSIO, U.Transdisciplinaridade.São Paulo(SP): Palas Athenas, 1997.

_____.Etnomatemática.Arte ou técnica de explicar e conhecer. São Paulo(SP): Atual, 1993.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática:percursos teóricos e metodológicos. Campinas(SP): Autores Associados, 2006.

OLIVEIRA, C.C.;FANTINATO, M.C. Maria do Carmo Domite: da pluralidade de vozes aos movimentos pela Etnomatemática. In: International Journal for Studies in Mathematics Education, São Paulo, v.9, nº 3.2016.

PASSOS. C.M. Condições de produção e legitimação da Etnomatemática. 2017. 225f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

SANTOS, B.P.; NOVAIS, G.S.; SILVA, L.C. Educação popular em tempo de inclusão:pesquisa e intervenção. Uberlândia(MG): EDUFU, 2012.

SANTOS, B.P.; OLIVEIRA, C.C.; MENDES, O.M. Educação e culturas populares em diferentes contextos educativos: pesquisas e intervenções. Uberlândia(MG): EDUFU, 2014.

SOUZA, R.L. Etnomatemática e formação de professores: caminhos e possibilidades. In: OLIVEIRA. C.C.; MARIM. V. (Orgs) Educação Matemática:contextos e práticas docentes. Jundiaí(SP): Alínea, 2014.

VERGANI, T. Educação Etnomatemática:o que é? Lisboa: Pandora,2000.Recebido em setembro de 2018. Aprovado em outubro de 2018.