Contribuições do GEPEC/PPGEA/UFRRJ na formação de novos pesquisadores no Brasil

Conteúdo do artigo principal

José Roberto Linhares de Mattos
Sandra Maria Nascimento de Mattos

Resumo

Este artigo apresenta a repercussão do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Cultura (GEPEC) do Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola (PPGEA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Trata-se de um trabalho bibliográfico e de memória que tem como objetivo mostrar as contribuições do grupo no avanço de pesquisas sobre a geração e difusão do conhecimento em diversos ambientes socioculturais, a importância deste conhecimento na sala de aula, e o alcance geográfico na formação de novos pesquisadores, em especial em etnomatemática, nas regiões norte, nordeste, centro-oeste e sudeste do Brasil. Os resultados mostram que as pesquisas do grupo têm contribuído para o desenvolvimento de ações na educação escolar em várias comunidades distantes, como quilombolas, etnias indígenas, pescadores e produtores rurais.  


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
de Mattos, J. R. L., & de Mattos, S. M. N. (2018). Contribuições do GEPEC/PPGEA/UFRRJ na formação de novos pesquisadores no Brasil . Ensino Em Re-Vista, 25(3), 650–670. https://doi.org/10.14393/ER-v25n3a2018-7
Seção
Dossiê Etnomatemática: motivações, desenvolvimento e ações

Referências

BICHO-OLIVEIRA, J.S.; MATTOS, J.R.L. Saberes matemáticos de professores indígenas em formação inicial: diálogos interculturais. In; CONGRESSO BRASILEIRO DE ETNOMATEMÁTICA, 5., 2016, Goiânia. Anais... Goiânia: UFG, 2016.

BRITO, D. R.; MATTOS, J. R. L. Saberes Matemáticos de Agricultores. In: MATTOS, J.R.L. (org.). Etnomatemática: Saberes do campo. Curitiba: Editora CRV, 2016.

BRITO, M. L. B. Etnomatemática: a matemática escolar e o saber popular em ação no campo. In: MATTOS, J.R.L. (org.). Etnomatemática: Saberes do campo. Curitiba: Editora CRV, 2016.

COSTA, R.S.; MATTOS, J.R.L. A etnia Karipuna do Oiapoque: cultura indígena e etnomatemática. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 6., 2015, Pirenópolis. Anais... Pirenópolis: SBEM, 2015.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: Elo Entre as Tradições e a Modernidade.Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREITAS, J. R. C. Um modo de mensurar na zona da mata sul de Pernambuco. In: MATTOS, J.R.L. (org.). Etnomatemática: Saberes do campo. Curitiba: Editora CRV, 2016.

FREITAS FILHO, D. G.; MATTOS, J. R. L.; RAMOS, J. R. Saberes indígenas presentes nas construções: uma abordagem etnomatemática. Revista Educação, Cultura e Sociedade, à publicar, v. 8, n. 2, jul/dez. 2018.

KNIJNIK, G.et al.Etnomatemática em Movimento. 1. ed. São Paulo: Autêntica Editora, 2012.

LIMA, E.D.B.; MATTOS, J.R.L. Etnomatemática e a Lei 10.639/03 na Comunidade Quilombola do Curiaú: Ensino e aprendizagem na escola através da cultura afro-brasileira. Saarbrucken: Novas Edições Acadêmicas, 2017.

MATTOS, J. R. L. (Org.). Etnomatemática: saberes do campo. Curitiba: Editora CRV, 2016.

_____. Knowledge from / for life. In: MESQUITA, M. M. B.Political Flow in the Communitarian Education: Topological Ontology in the Urban Boundaries. Lisboa: Anonymage, 2018.

MATOS, S. L. B.; MATTOS, J. R. L. O conhecimento matemático de trabalhadores rurais. In: MATTOS, J.R.L. (org.). Etnomatemática: Saberes do campo. Curitiba: Editora CRV, 2016.

MATTOS, J. R. L.; BRITO, M. L. B. Agentes rurais e suas práticas profissionais: elo entre matemática e Etnomatemática. Ciência & Educação, v. 18, n.4, p. 965-980, 2012.

MATTOS, J.R.L.; FERREIRA NETO, A. O povo Paiter Suruí e a Etnomatemática. In BANDEIRA, F. A.; GONÇALVES, P. G. F. (Org.). Etnomatemáticas pelo Brasil: aspectos teórios, ticas de matema e práticas escolares.Curitiba: Editora CRV, p. 79-100, 2016.

MATTOS, S. M. N.; MATTOS, J. R. L. Formação Continuada de Professores de Matemática. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018.

MATTOS, J. R. L.; RAMOS, J. R. Práticas de Educação Matemática na Educação do Campo. Revista de Matemática, Ensino e Cultura,ano 12, n.25,p. 37-53, mai/ago. 2017.

MATTOS, J.R.L.; POLEGATTI, G.A. Um olhar etnomatemático na educação escolar indígena. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 7., 2013, Montevideo. Anais... Montevideo: SEMUR, 2013.

MATTOS, J.R.L.; REZENDE, P.J.A. Geometria e cultura: um contexto etnomatemático. In: CONFERENCIA INTERAMERICANA DE EDUCAIÓN MATEMÁTICA, 14., 2015, Tuxtla Gutiérrez. Anais... Tuxtla Gutiérrez: IACME, 2015.

MATTOS, J.R.L.; ROSA, T. O estudo da física na gestão do aproveitamento dos recursos naturais encontrados em um instituto federal do Brasil visando a diminuição do consumo não sustentável de energia. Revista Congreso Universidad, v. 1, n.1, p. 1-12, 2012.

MATTOS, J.R.L.; SANTOS, T.P. Matemática e cultura na pedagogia da alternância. In: CONFERENCIA INTERAMERICANA DE EDUCAIÓN MATEMÁTICA, 14., 2015, Tuxtla Gutiérrez. Anais... Tuxtla Gutiérrez: IACME, 2015.

MUNDOCO, R.O.; MATTOS, J.R.L.; NASCIMENTO, E.C.S. Simbologia das figuras geométricas na pintura corporal Mebêngôkre. In: REUNIÓN LATINOAMERICANA DE MATEMÁTICA EDUCATIVA, 32., 2017, Lima. Anais... Lima: Universidade de Lima, 2017.

NASCIMENTO, E.C.S.; SILVA, R.C. A arte indígena como instrumento para o ensino da geometria. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 6., 2015, Pirenópolis. Anais... Pirenópolis: SBEM, 2015.

RABELO, M. R. S.; MATTOS, S. M. N. MATTOS, J.R.L. A aprendizagem matemática através de atividades práticas do cotidiano em um curso técnico em agropecuária. In: CONGRESSO LATINO AMERICANO DE PSICOLOGIA RURAL, 2., 2016, Seropédica. Anais... Seropédica: UFRRJ, 2016.

SARAIVA, D. C. M.; MATTOS, J. R. L. A Etnomatemática na Educação Escolar Indígena Sateré-Mawé. Journal of Mathematics and Culture, v. 11, n.2, p. 100-121, out. 2017.

SCANDIUZZI, P. P. Educação indígena x educação escolar indígena: uma relação etnocida em uma pesquisa etnomatemática. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

SANTOS, T. P. Educação do campo e etnomatemática: um desafio no contexto da pedagogia da alternância. In: MATTOS, J.R.L. (org.). Etnomatemática: Saberes do campo. Curitiba: Editora CRV, 2016.

SANTOS, M. M. P. A matemática do mundo agrário: uma abordagem etnomatemática na pedagogia de projetos. In: MATTOS, J.R.L. (org.). Etnomatemática: Saberes do campo. Curitiba: Editora CRV, 2016.