Matemática, corpo e resistência cultural

Conteúdo do artigo principal

Vanisio Luiz da Silva
Wanderleya Nara Gonçalves Costa

Resumo

Objetivamos com este artigo reorganizar e socializar reflexões acerca de elaborações e pensamento matemático que se manifestam cotidianamente em instituições de resistência cultural - negra. Para tanto, nos pautamos em pesquisas afiliadas ao programa Etnomatemática, nas quais os investigadores se debruçaram sobre processos cognitivos e de afetividade que afloram, por meio da corporeidade; da palavra e do gesto e da produção solidaria. Vale destacar que tais processos e modos são conhecimentos ancestrais e neles são reconhecidos e destacados vínculos entre a aprendizagem e ensino. Estamos convictos que esses conhecimentos têm o potencial de serem exploradas por meio de posturas e ações escolares, de modo adequa-las às particularidades da população brasileira, objetivando uma aprendizagem ativa, significativa, libertadora que atenda as perpectivas da Lei 10.639/03.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
da Silva, V. L., & Costa, W. N. G. (2018). Matemática, corpo e resistência cultural . Ensino Em Re-Vista, 25(3), 609–629. https://doi.org/10.14393/ER-v25n3a2018-5
Seção
Dossiê Etnomatemática: motivações, desenvolvimento e ações

Referências

ANASTÁCIO, M. Q.A. Três Ensaios numa articulação sobre a Racionalidade, o Corpo e a Educação na Matemática. Tese de Doutorado. Campinas: UNICAMP, 1999.

BAUMAN, Z. A sociedade individualizada: vidas contadas e histórias vividas. (J. Gradel, Trad.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009. (Original publicado em 2001).

_____. Arte da vida. Rio de janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.

CLARETO, Sônia Maria. Matemática como acontecimento na sala de aula. anais da 36ª Reunião Nacional da ANPEd. Goiânia, GO, set. /out. 2013.

COSTA, W. N. G. Os ceramistas do Vale do Jequitinhonha: uma investigação etnomatemática. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Estadual de Campinas –UNICAMP. Campinas, SP, 1998.

COSTA, W. G.; SILVA, V. L. Ásombra do baobá: a cultura negra na educação etnomatemática. Educação em Foco, Juiz de Fora, UFJF, v. 21, n. 3, p. 105 –120, set. /dez. 2016.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: o elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

FALCÃO, J. T. Psicologia da Educação Matemática: uma introdução.Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 33. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006a.

_____.Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 13ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

FOUCAULT, M. Microfísica do Poder.11ª ed., Rio de Janeiro: Graal, 1997.

GERALDI, J. W. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

JESUS, C. L. A etnomatemática das práticas cotidianas no contexto de formação de profissionais indígenas no Xingu. 2006. 1v. 123p. Dissertação (Mestrado em Educação) -Universidade De São Paulo

JESUS, E. A. As artes e as técnicas do ser e do saber/ fazer em algumas atividades no cotidiano da comunidade kalunga do riachão.2007. 119 f.(Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual Paulista. Rio Claro, 2007.

MUNANGA, K. O que é africanidade. Biblioteca entre livros,São Paulo, Edição especial nº 6, 2007.

OLIVEIRA, D. O. A cosmovisão africana no Brasil: elementos de uma filosofia afrodescendente. 3 ed. Curitiba: Editora Gráfica Popular, 2003. -Também em <http://pt.scribd.com/doc/164472017/Cosmovisao-Africana-no-Brasil>Acesso em: 11/12/2017.

LEÃO, J. P. P. Etnomatemática Quilombola:as relações dos saberes da matemática dialógica com as práticas socioculturais dos remanescentes de quilombo da Mola-Itapu/PA. 2005. 157 f. (Dissertação de Mestrado) Universidade Federa do Pará. Belém, 2005.

SABINO,J; LODY,R. Danças de matriz africana: Antropologia do movimento. Rio de Janeiro: Pallas, 2011.

SCANDIUZZI, P. P. A dinâmica da contagem de Lahatua Otomo e suas implicações educacionais: Uma pesquisa em Etnomatemática. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) –UNICAMP, Campinas, 1997.

SILVA, M.S.B. O gênero carta do leitor na mídia impressa: dialogismo, responsividade e avaliação. Revista de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Linguística e Literatura. Ano 09, n.17, 2º Semestre de 2013. Disponível em http://www.letramagna.com/17_9.pdf. Acesso em outubro de 2017.

SILVA, V. L. Africanidade, matemática e resistência(Tese de Doutorado). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

VIANNA, M. A. A escola da Matemática e a escola do samba: um estudo etnomatemático pela valorização da cultura popular no ato cognitivo. Rio de Janeiro: Universidade Santa Úrsula, 2001. (Mestrado). Orientador: Prof. Dr. Eduardo Sebastiani Ferreira e Profª Drª Sônia Borges.

O curioso caso de Benjamin Button. Direção: David Fincher. Roteiro: Eric Roth. Estados Unidos: Paramount, 2008. 1 DVD (165 min.), som, color.