Trajetória de um aluno autista no Ensino Técnico em Informática
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo discorre sobre a busca e a coleta de informações sobre o desenvolvimento acadêmico e social de um aluno com Transtorno do Espectro Autista na aula de Matemática, durante o seu primeiro ano do Ensino Técnico Integrado em Informática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Este trabalho nasceu da preocupação de uma professora no sentido de adequar suas aulas às necessidades especiais do aluno. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo com o uso de Diários de Campo e também de pesquisas bibliográficas, com o intuito de enriquecer e trazer informações necessárias sobre o comportamento do aluno e recursos para as aulas de Matemática. Os resultados obtidos foram as mudanças das aulas com a construção de estratégias para se ensinar de acordo com as demandas da escola. Concluímos que para o acompanhamento do aluno durante as aulas, independente do seu diagnóstico inicial, é necessária a constante ação colaborativa e o efetivo envolvimento entre professores/auxiliares/pais.
Downloads
Detalhes do artigo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-5 Suplemento del manual diagnóstico y estadístico de trastornos mentales. 5ª edición, Septiembre 2016. Disponível em <http://dsm.psychiatryonline.org/pb-assets/dsm/update/Spanish_DSM5Update2016.pdf>Acesso em: 25 jan. 2017.
AUTISMO REALIDADE. O que é Autismo–Perguntas e Respostas. 2011. Disponível em: http://autismoerealidade.org/artigos-sobre-autismo/folder-o-que-e-autismo/Acesso em: 24 jan. 2017.
BRASIL. Lei 12.764 de 27 de Dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e altera o § 3o do art. 98 da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990.
_____. Lei 13.146 de 06 de Julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
CHEQUETTO, J. J. ;GONÇALVES, A. F. S. Possibilidades no Ensino de Matemática para um aluno com autismo. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 05, n. 02, p. 206-222, Outubro/2015. Disponível em: http://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/427Acesso em: 12 abr. 2016.
CRUZ, C. A. C. Ao encontro da inclusão: Uma tentativa de promover a autonomia e o sucesso de uma aluna com autismo, na disciplina de Matemática, através de estratégias de aprendizagem cooperativa. Dissertação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Instituto da Educação, Lisboa, Portugal. Disponível em: http://recil.ulusofona.pt/handle/10437/5761/browse?value=AUTISMO&type=subjectAcesso em: 12 abr. 2016.
FIALHO, J. Autismo. Lidando com comportamentos socialmente inadequados, Disponível em: <http://www.comportese.com/2012/05/autismo-lidando-com-comportamentos-socialmente-inadequados> Acesso em: 08 fev. 2017.
FIORENTINE, D. ;LORENZATO, S. Investigações em Educação Matemática. Coleção Formação de Professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
GOMES, C. G. S. Ensino de leitura para pessoas com autismo. Curitiba: Appris, 2015.
LAMPREIA, C. Os Enfoques Cognitivista e Desenvolvimentista no Autismo: Uma Análise Preliminar.Psicologia: Reflexão e Crítica, v.17, n.1, pp.111-120, 2004. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/prc/v17n1/22311.pdf > Acesso em: 21 ago. 2017.
MARINHO, I. S. N. A comunicação matemática a crianças autistas. Relatório de Atividade Profissional II Ciclo de Estudos Em Ciências da Educação -Educação Especial. Universidade Católica Portuguesa,Braga-PT, 2015. Disponível em: < http://repositorio.ucp.pt/handle/10400.14/18365.> Acesso em: 12 abr. 2016.
ORRÚ, S. E. Autismo, linguagem e educação: Interação social no cotidiano escolar -Rio de Janeiro: Wak Ed, 2009.
PASSERINO, L. M.;SANTAROSA, L. M.C. Experiência no atendimento de Autistas e outros transtornos invasivos do desenvolvimento pela RedEspecial-BR. XIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-NCE -IM/UFRJ, 2003. Disponível em: <http://www.nce.ufrj.br/sbie2003/publicacoes/poster04.pdf. > Acesso em: 12abr. 2016.
REDE PSI. Aplicação do método TEACCH com Intervenção Psicoeducacional em um Autista. Disponível em: <http://www.redepsi.com.br/2008/07/28/a-aplica-o-do-m-todo-teacch-como-interven-o-psicoeducacional-em-um-autista/ > Acesso em: 26 mai. 2016.
GRAUS.Significado de Anime. Disponível em <https://www.significados.com.br/anime/>.Acesso em: 14 dez. 2017.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo:Atlas, 1987.