A Atividade de Estudo segundo V. V. Repkin: uma abordagem crítica na perspectiva da Teoria da Subjetividade
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Resumo
O artigo aborda do ponto de vista teórico duas questões fundamentais. Em primeiro lugar, alguns dos pressupostos psicológicos e didáticos da teoria da Atividade de Estudo e sua importância na organização dos processos na perspectiva da Didática Desenvolvimental e do sistema Elkonin-Davidov-Repkin, a partir das contribuições de V. V. Repkin. Em segundo, uma análise crítica da visão de V. V. Repkin dessa concepção a luz da Teoria da Subjetividade. Concluiu-se que a obra de V. V. Repkin, vinculada a Atividade de Estudo, merece ser reconhecida como um aporte importante no campo da psicologia e da didática marxistas da época vigência nos momentos atuais. A mesma incorreu em erros filosóficos e conceituais que poderiam ser considerados expressão de uma época e de um momento específico do desenvolvimento da ciência psicológica e didática no período soviético. Com base na Teoria da Subjetividade, as principais críticas a obra de V. V. Repkin sobre Atividade de Estudo são: o caráter pelo menos aparentemente determinista da atividade objetiva (externa) em relação a subjetiva (interna); a compreensão da Atividade de Estudo enquanto processo de interiorização dos conhecimentos, negando com isso o caráter gerador e criativo do sujeito que aprende; o predomínio do caráter cognitivista dos processos didáticos, com o que se nega a unidade do simbólico e do emocional na constituição da subjetividade; a negação do aluno como sujeito de sua própria atividade.
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