A Atividade de Estudo segundo V. V. Repkin: uma abordagem crítica na perspectiva da Teoria da Subjetividade

Conteúdo do artigo principal

Roberto Valdés Puentes
Cecília Garcia Coelho Cardoso
Paula Alves Prudente Amorim

Resumo

O artigo aborda do ponto de vista teórico duas questões fundamentais. Em primeiro lugar, alguns dos pressupostos psicológicos e didáticos da teoria da Atividade de Estudo e sua importância na organização dos processos na perspectiva da Didática Desenvolvimental e do sistema Elkonin-Davidov-Repkin, a partir das contribuições de V. V. Repkin. Em segundo, uma análise crítica da visão de V. V. Repkin dessa concepção a luz da Teoria da Subjetividade. Concluiu-se que a obra de V. V. Repkin, vinculada a Atividade de Estudo, merece ser reconhecida como um aporte importante no campo da psicologia e da didática marxistas da época vigência nos momentos atuais. A mesma incorreu em erros filosóficos e conceituais que poderiam ser considerados expressão de uma época e de um momento específico do desenvolvimento da ciência psicológica e didática no período soviético. Com base na Teoria da Subjetividade, as principais críticas a obra de V. V. Repkin sobre Atividade de Estudo são: o caráter pelo menos aparentemente determinista da atividade objetiva (externa) em relação a subjetiva (interna); a compreensão da Atividade de Estudo enquanto processo de interiorização dos conhecimentos, negando com isso o caráter gerador e criativo do sujeito que aprende; o predomínio do caráter cognitivista dos processos didáticos, com o que se nega a unidade do simbólico e do emocional na constituição da subjetividade; a negação do aluno como sujeito de sua própria atividade.  


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Puentes, R. V., Cardoso, C. G. C., & Amorim, P. A. P. (2018). A Atividade de Estudo segundo V. V. Repkin: uma abordagem crítica na perspectiva da Teoria da Subjetividade . Ensino Em Re-Vista, 25(3), 766–789. https://doi.org/10.14393/ER-v25n3a2018-13
Seção
ARTIGOS DE DEMANTA CONTÍNUA

Referências

ELKONIN, D. B. Психологическиевопросыформированияучебнойдеятельностивмладшемшкольномвозрасте(Problemas psicológicos de formação da atividade de estudos nos escolares de menor idade). In: KOSTIUK, G.; CHAMATA, P.Вопросыпсихологииобученияивоспитания (Questões de Psicologia do Ensino e da educação). Ucrânia: Kiev, 1961a, p.142-143.

ELKONIN, D. B. Desarrollo psíquico de los escolares. In: SMIRNOV, A.A.; LEONTIEV, A.N.; RUBINSTEIN, S. L.; TIEPLOV, B. N. (Orgs.). Psicologí m mk9 . Habana: Imprenta Nacional de Cuba, 1961b, p.523-559.

ELKONIN, D. B. О структуре учебной деятельности (Estrutura da atividade de estudo). In: ELKONIN, D. B. Избранные психологические труды(obras psicológicas selecionadas). М.: Педагогика, 1965/1989. 560 с.

GONZÁLEZ REY, F. L.; MITJÁNS MARTÍNEZ, A. Recurso subjetivo. E-mail. 06/07/2017.

GONZÁLEZ REY, Fernando L. Marxismo, subjetividad y psicología cultural-histórica: avanzando sobre un legado inconcluso. Teoría y Crítica de la Psicología, n. 7 (2016), p.40-55. Disponível em http://www.teocripsi.com/ojs, acesso em 11 de maio de 2017.

GONZÁLEZ REY, Fernando L. O pensamento de Vigotsky. Contradições, desdobramentos e desenvolvimento. São Paulo: Hucitec, 2013.

GONZÁLEZ REY, Fernando L. Sujeito e subjetividade. São Paulo: Thomson, 2005.

GONZÁLEZ REY, Fernando L. Epistemología cualitativa y subjetividad. São Paulo: Educ, 1997.

LEONTIEV, A. N. К теории развития психики ребенка (Teoria psicológica do desenvolvimento infantil). «Советская педагогика», 1945, No 4. In: LEONTIEV, A. N. Проблема развития психики(Problema do desenvolvimento psíquico). Moscou: Academia de Ciências Pedagógicas da URSS, 1959, p.286-302.

LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés. Fundamentos psicológico-didáticos para um ensino na perspectiva histórico-cultural: a unidade dialética obutchénie-desenvolvimento. In: LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés (Orgs.). Fundamentos psicológicos e didáticos do ensino desenvolvimental. Uberlândia: Edufu, 2017, p.7-16.

MATBEEBA, H. E.; REPKIN, V. V.; CKOTAPEHKO, P. B. Психологические Предпосьілки Самостоятельньіх форм Учебной деятельности (Condições de domínio de formas independentes da atividade de estudo na escola). Вестник, вып. 8, 1975, No 122. C. 42-50.

MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina; GONZÁLEZ REY, Fernando L. Psicologia, educação e aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2017.

PUENTES, Roberto Valdés; PUENTES, Roberto Valdés; AMORIM, Paula Alves Prudente; CARDOSO, Cecília Garcia Coelho. Didática desenvolvimental da atividade: contribuições de V. V. Repkin ao sistema Elkonin-Davidov. Ensino em Re-vista, Uberlândia, v.24, n.1, p.267-286, p. 2017. Disponível em http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/37687, acesso em 17 de maio de 2017.

PUENTES, Roberto Valdés. Didática desenvolvimental da atividade: o sistema Elkonin-Davidov (1958-2015). Ubutchénie: R. de Didat. e Psic. Pedag.Uberlândia, MG, v.1, n.1, p.20-58, jan./jun. 2017. Disponível em http://www.seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/38113, acesso em 17 de maio de 2017.

PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andréa Maturano. Escola e didática desenvolvimental: seu campo conceitual na tradição da teoria histórico-cultural. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 29, p. 247-271, 2013.

PUENTES, R. V.; LONGAREZI, A. M. A didática desenvolvimental: seu campo conceitual na tradição da psicologia histórico-cultural da atividade. In: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (Org.). Fundamentos psicológicos e didáticos do ensino desenvolvimental. 1ed. Uberlândia: Edufu, 2017a, v. 5, p. 187-224.

PUENTES, R. V.; LONGAREZI, A. M. Didática desenvolvimental: sessenta anos de tradição teórica, epistemológica e metodológica. Revista Obutchénie, Uberlândia, v. 1, n. 1, Jan./abr., p. 9-19, 2017b.

PUENTES, Roberto Valdés. Sistema Elkonin-Davidov-Repkin: etapas no desenvolvimento da teoria da atividade de estudo(1959-2018).Anais... 17ª Jornada do Núcleo de Ensino e 4º Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural -Significado e sentido na educação para a humanização, Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP, Campus de Marília, 20 de setembro de 2018.

Disponível em http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=MjcyNDI=PUENTES,R.V.; AMORIM, A ; CARDOSO, C C Дидактикаразвитиядеятельности. Fundamental and applied researches in practice of leading scientific schools, v. 27, p. 188-195, 2018.

PUENTES, R. V.; LONGAREZI, A. M.The theory of cognitive abilities in preschool children in works of L. Venguer. Humanitarian and pedagogical Research, v. 2, p. 50-53, 2018.

PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. A. P.; MUSIYCHUK, M. V. Elkonin-Davidov: system: historical aspects (1958-2015). Humanitarian and pedagogical Research, v. 2, p. 6-13, 2018.

REPKIN, V. V. O Формированиe УчебнойДеятельностиВ. МладШемШкольномВозрасте(A formação da atividade de estudo na idade escolar primária). Вестник, вып. 11, 1978, No 171. C. 40-49.

REPKIN, V. V. ОПонятии Учебной Деятельности (O conceito de atividade de estudo). Вестник, вып. 9, 1976a, No 132. C. 3-10.

REPKIN, V. V. Развивающее обучение и учебная деятельность (Ensino desenvolvimental e atividade de estudo). (Publicado inicialmente na cidade de Riga, 1997). Ensino em Re-vista, Uberlândia, v. 21, n. 1, p. 85-99, 2014. Disponível em http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/25054/13891, acesso em 17 de maio de 2017.

REPKIN, V. V. СтроениеУчебнойДеятельности(Estrutura da atividade de estudo). Вестник, вып. 9, 1976b, No 132. C. 10-16.

REPKIN, V. V. ФормированиеУчебнойДеятельностиКакПсихологическаяПроблема (A formação da atividade de estudo como um problema psicológico). Вестник, вып. 10, 1976c, No 155. C. 32-38.

DUSAVINSKII, A. K. Доклад на шестой научно-практической конференции Международной Ассоциации. Развивающее обучение. –М., 1999.

DAVIDOV, V.V. (Org.). Психологические проблемы учебной деятельности школьника. Mockba: Sovetskai Russia, Сб, 1977.

DAVIDOV, V.V. ИЗ ИСТОРИИ РАЗВИВАЮЩЕГО ОБУЧЕНИЯ ИЗ ИСТОРИИ СТАНОВЛЕНИЯ СИСТЕМЫ . РАЗВИВАЮЩЕГО ОБУЧЕНИЯ. Вестник No 1/ 1996, Disponível em: http://www.experiment.lv/rus/biblio/vestnik_1/v1_davidov_iz_istorii.htmDAVIDOV, V.V. Теория развивающего обучения. М.: Иhtop, 1996, г. , 544 стр.

DAVIDOV, V. V. Концепция гуманизациироссиискогоначальногообразования(необходимость и возможность создания целостноисистемыразвивающегоначальногообразования). Психологическая наука и образование. n. 2, p. 5-11, 2000.

DAVIDOV, V. V. О понятии развивающего обучения. Публикация в журнале "Педагогика", No 1, 1995 г. Disponível em http://elib.gnpbu.ru/text/davydov_o-ponyatii-razvivayuschego-obucheniya_1995/fs,1/.