Identidade profissional docente: concepções de futuros professores

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Eliane Paganini da Silva
Amanda de Mattos Pereira Mano

Resumo

A identidade profissional docente pode ser compreendida no âmbito da construção do conhecimento social. Nesse particular, investigou-se a concepção de 65 estudantes do curso de Pedagogia de uma universidade pública, sendo 33 estudantes do primeiro ano e 32 do quarto ano, acerca dessa identidade específica. Os participantes responderam a um questionário aberto, com questões que versavam sobre a identidade docente, as quais foram analisadas qualitativamente, sendo enquadradas nos níveis de compreensão da realidade social.Os resultados mostraram que as respostas dos alunos do primeiro ano concebem que a profissão do professor está ligada ao amor e ao cuidado com as crianças, já os alunos do quarto ano compreendem que outros fatores concorrem para a execução do trabalho docente, tais como a necessidade de uma formação específica e da consideração dos processos de ensino e aprendizagem. Pretendeu-se com essa investigação compreender os processos de construção da identidade profissional nesse grupo específico, bem como promover discussões pertinentes à formação inicial de professores.


 

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Como Citar
Silva, E. P. da, & Pereira Mano, A. de M. (2018). Identidade profissional docente: concepções de futuros professores . Ensino Em Re-Vista, 25(1), 184–208. https://doi.org/10.14393/ER-v25n1a2018-08
Seção
Dossiê O conhecimento social na perspectiva piagetiana

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