O conceito de trabalho na perspectiva de crianças e adolescentes: uma análise a partir da teoria piagetiana

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Maria de Lourdes Mattos Barreto
Gisele Maria Costa Souza
Márcia Onísia da Silva

Resumo

A evolução do conhecimento social, utilizando o método clínico piagetiano, tem sido estudada com o objetivo de verificar como as crianças e adolescentes representam o mundo à sua volta. Partindo da indagação: "quais as representações de crianças e adolescentes sobre trabalho?" objetivou-se, nesse estudo, buscar a gênese do conceito de trabalho, analisando essas representações ao longo do desenvolvimento de crianças e adolescentes. Por meio das entrevistas clínicas realizadas com 60 sujeitos, obteve-se 4 níveis de conhecimento, identificando desde as ideias de que o trabalho é comprado, indo para uma noção de que é necessário à sobrevivência humana até as relações sociais de trabalho e de formação necessária para exercício profissional. Demonstrou-se que este tipo de conhecimento é construído e coerente com a estrutura cognitiva, influenciados pelo meio social, mas não determinadas por ele.


 

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Como Citar
Barreto, M. de L. M., Souza, G. M. C., & Silva, M. O. da. (2018). O conceito de trabalho na perspectiva de crianças e adolescentes: uma análise a partir da teoria piagetiana . Ensino Em Re-Vista, 25(1), 107–133. https://doi.org/10.14393/ER-v25n1a2018-05
Seção
Dossiê O conhecimento social na perspectiva piagetiana

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