As pesquisas em ensino de ciências por investigação nos anos iniciais: o estado da arte / Inquiry based learning researches in the elementary school: state of the art

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Ronaldo Santos Santana
Fernanda Franzolin

Resumo

A presente pesquisa visa explorar e evidenciar a produção acadêmica científica das pesquisas brasileiras ligadas ao ensino por investigação ou atividades investigativas, com foco nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, entre 2005 e 2015. Para isso, foi utilizada a metodologia das pesquisas denominadas "Estado da Arte". Para a análise dos dados, consideramos as orientações para pesquisas qualitativas de Marshall e Rossman (2006). Foram considerados e analisados 26 trabalhos, divididos em quatro categorias. Este estudo evidenciou um forte interesse dos pesquisadores em temas que estudam a relação entre as atividades investigativas e o processo de argumentação ou as interações discursivas e a alfabetização científica. Apontou também outros campos que foram pouco estudados e com potencial de serem explorados, sugerindo uma possível agenda para pesquisas no campo investigado. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Ciências por investigação. Anos Iniciais. Estado da Arte. 

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Como Citar
Santana, R. S., & Franzolin, F. (2016). As pesquisas em ensino de ciências por investigação nos anos iniciais: o estado da arte / Inquiry based learning researches in the elementary school: state of the art. Ensino Em Re-Vista, 23(2), 504–521. https://doi.org/10.14393/ER-v23n2a2016-9
Seção
ARTIGOS DE DEMANTA CONTÍNUA