Práticas de formação continuada da EJA pelo olhar investigativo da formadora / Continuing training practices of adult and youth education by forming investigative look

Conteúdo do artigo principal

Cassia Cristina Martins
Laura Noemi Chaluh

Resumo

Este artigo apresenta um recorte da pesquisa desenvolvida com professores de Educação de Jovens e Adultos (EJA),no contexto da Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), em um município do interior do estado de São Paulo. O objetivo da pesquisa foi analisar estratégias e intervenções desenvolvidas pela formadora com esses profissionais e refletir acerca da promoção da produção compartilhada do conhecimento. Apresentamos uma prática que reflete de que modo pode ser compartilhada a produção do conhecimento. A pesquisa, de natureza qualitativa, considerou a perspectiva da novela de formação. Os dados foram produzidos a partir da transcrição dos encontros e dos registros da formadora e foram analisados a partir do paradigma indiciário. Destaca- se que uma formadora comprometida com essa proposta formativa precisa considerar o diálogo, a mediação e o reconhecimento do saber do outro assumindo uma postura investigativa.

PALAVRAS-CHAVE: Formação. Produção compartilhada. Conhecimento. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Martins, C. C., & Chaluh, L. N. (2016). Práticas de formação continuada da EJA pelo olhar investigativo da formadora / Continuing training practices of adult and youth education by forming investigative look. Ensino Em Re-Vista, 23(2), 478–503. https://doi.org/10.14393/ER-v23n2a2016-8
Seção
ARTIGOS DE DEMANTA CONTÍNUA