A utilização do grupo focal em pesquisa de educação ambiental como estratégia metodológica qualitativa: uma análise do projeto escola ecológica em rede (Uberaba/MG) / The use focus group resarch in environmetal education and qualitative methodological strategy: an analusis of the school ecological network project (Uberaba/MG)

Conteúdo do artigo principal

Lúcia de Fátima Estevinho Guido
Emylia Angélica Da Costa

Resumo

O presente trabalho descreve e analisa a importância da utilização de grupos focais como ferramenta metodológica em pesquisas de Educação Ambiental e como essa técnica permitiu que discussões; trocas de experiências e compreensões de meio ambiente e Educação Ambiental aparecessem com base na interação entre os alunos participantes do projeto Escola Ecológica em Rede. O artigo menciona o uso de fotografias como dispositivo de fazer falar, possibilitando que o sujeito seja conduzido a produzir novas linguagens e a descrever sensações e sentimentos sobre aquilo que a fotografia representa. A pesquisa possui caráter qualitativo exploratório, sendo realizada no ano de 2013 em três escolas municipais de Uberaba/MG.

PALAVRAS-CHAVE: Grupo focal. Educação Ambiental. Fotografia. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Estevinho Guido, L. de F., & Costa, E. A. D. (2016). A utilização do grupo focal em pesquisa de educação ambiental como estratégia metodológica qualitativa: uma análise do projeto escola ecológica em rede (Uberaba/MG) / The use focus group resarch in environmetal education and qualitative methodological strategy: an analusis of the school ecological network project (Uberaba/MG). Ensino Em Re-Vista, 23(2), 460–477. https://doi.org/10.14393/ER-v23n2a2016-7
Seção
ARTIGOS DE DEMANTA CONTÍNUA