O potencial do trabalho de campo na formação de professores de história / The potential of field work in history teachers' education

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Astrogildo Fernandes da Silva Júnior
José Josberto Montenegro Sousa

Resumo

O presente artigo parte dos seguintes questionamentos: como o trabalho de campo pode alterar o olhar do futuro professor de História sobre a relação entre teoria e prática? Qual seu potencial na formação de professores de história? O texto tem o objetivo de refletir sobre o potencial do trabalho de campo na formação de professores de história e de identificar nas vozes dos futuros professores como eles percebem a relação entre teoria e prática depois da concretização de um trabalho de campo. Foram analisados os relatórios produzidos pelos estudantes do curso de História da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (FACIP/UFU), produzidos depois da conclusão do trabalho de campo realizado na cidade do Rio de Janeiro. Concluiu-se que o trabalho de campo potencializa a formação crítico- reflexiva dos estudantes e possibilita evidenciar a relação entre teoria e prática.

PALAVRAS-CHAVE: Trabalho de Campo. Formação de professores. Curso de História. 

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Como Citar
da Silva Júnior, A. F., & Sousa, J. J. M. (2016). O potencial do trabalho de campo na formação de professores de história / The potential of field work in history teachers’ education. Ensino Em Re-Vista, 23(2), 437–459. https://doi.org/10.14393/ER-v23n2a2016-6
Seção
ARTIGOS DE DEMANTA CONTÍNUA