O papel do pedagogo: reflexões com base em observações sobre as funções não docentes /The role of the pedagogue: reflections from the notes on non-teaching duties
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo enfoca os resultados de uma investigação sobre o papel do coordenador pedagógico no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo realizada em escolas públicas de dois municípios do oeste paranaense. Nesta investigação, analisaram-se a legislação vigente e os debates atuais sobre a atividade profissional de pedagogos e/ou coordenadores pedagógicos em tarefas de gestão escolar. As entrevistas realizadas incluíram: uma coordenadora do Centro de Apoio Pedagógico de Pessoas Cegas e Visão Reduzida (CAP) do Município de Cascavel/ PR; coordenadoras de quatro escolas municipais de diferentes regiões de Cascavel/PR, uma de cada escola; uma coordenadora de uma escola municipal de Cafelândia/PR. Os resultados apontaram a ampla atuação do pedagogo nas funções não docentes, revelando um conjunto de ações que superam seu campo de atuação e interferem no seu planejamen- to diário, trazendo consequências negativas para o desempenho desse profissional.
Downloads
Detalhes do artigo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
AGUIAR, M. A. S. et. al. Diretrizes curriculares do curso de pedagogia no Brasil: disputas de projetos no campo da formação do profissional da educação. Educação e Sociedade. Campinas: v. 25, n. 27 – especial p. 819-842, out. 2006.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Lei n. 9.396, de Janeiro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília. 1996. Disponível em: <http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ldb_parte01.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2013.
_____. Parecer n. 251/62. Currículo mínimo e duração do curso de pedagogia. Brasília. 1962. Disponível em: <http://www.simposioestadopoliticas.ufu.br/imagens/anais/pdf/EC13.pdf>. Acesso em: 4 abr. 2013.
BRZEZINSKI, Í. Pedagogia, pedagogos e formação de professores – busca e movimento. Campinas: Papirus, 1996.
_____. (Org.). LDB dez anos depois: reinterpretação sob diversos olhares. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.
CASCAVEL. Secretaria de Administração. Manual de Cargos. Decreto n.º 9.787/2011. Cascavel, 28 de fevereiro de 2011. Disponível em: <http://www.cascavel.pr.gov.br/portal_servidor/manual-de-cargos.pdf>. Acesso em: 12 dez 2012.
DALBEN, Â. I. L. de F. Conselhos de classe e avaliação: Perspectivas na gestão pedagógica da escola. Campinas: Papirus, 2004.
_____. Conselho de Classe e avaliação - perspectivas na gestão pedagógica da escola 3ª ed. Campinas: Papirus, 2006. (Coleção magistério: formação e trabalho pedagógico).
FLEMING, S. F. Manual para elaboração de trabalhos científicos, redação oficial e comercial. Cascavel, PR: Coluna do Saber, 2005.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. – (Coleção magistério. 2° grau. Série formação de professor).
_____. Pedagogia e pedagogos, para quê? 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.
_____. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Editora Alternativa, 2004.
_____. Diretrizes Curriculares da Pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores. Educ. Soc., Campinas. v. 27. n. 96 – Especial. p. 843-876. Out. 2006. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/es/v27n96/a11v2796.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2012.
______. Pedagogia e pedagogos, para quê? 12ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.
LIMA, E. F. Formação de Professores: Passado, Presente e Futuro: O Curso de Pedagogia. In MACIEL, L. S. B.; SHIGUNOV, N. A. (Org.). Formação de Professores: Passado, Presente e Futuro. São Paulo, Cortez, 2004.
MIZIARA, L. A. S. Os profissionais da Educação e a conquista de um tempo não tarefeiro. Revista Interfaces da Educação. Paraíba, v. 3, n. 7 (3), p. 99-106, 2012. Disponível em: <http://periodicos.uems.br/novo/index.php/interfaces/article/view/ 2889>. Acesso em: 6 mar 2013.
MULLER, S. S. O conselho de classe como possibilidade de discussão e organização do trabalho pedagógico.
Universidade do Paraná (UNOPAR). 2008.
PARANÁ (Estado). Secretaria de Estado da Educação (SEED). Diretrizes Curriculares da Educação Especial para a Construção de Currículos Inclusos. Curitiba, 2006. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/ arquivos/File/diretrizes/dce_edespecial.pdf>. Acesso em: 4 mar. 2013.
PIMENTA, F. G. Pedagogia e Pedagogos. Caminhos e perspectivas. São Paulo; Cortez, 2002.
PIRES, E. A. C.; MALACARNE, V.; STRIEDER, D. M. Aspectos históricos do curso de pedagogia e a atuação do pedagogo no ensino de Ciências. In: MALACARNE, V. et. al. (Org.). Rotinas da escola, rotinas de professor. Curitiba: PR, Editora CRV, 2014. p. 123-134.
SILVA, C. S. B. Curso de Pedagogia no Brasil: história e identidade. 3ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
SOMACAL, C. M. Professor pedagogo: que profissional é este? Florianópolis-SC: 2010. p. 175. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
VEIGA, I. P. A.; SILVA, E. F. da. A multidimensionalidade da docência na educação superior. Revista Diálogo Educacional. Curitiba. v.12, n.35, p. 33-50, 2012. Disponível em: . Acesso em 30 set. 2012.
VILA, M. F.; SANTOS, S. A.O papel do pedagogo e a organização do trabalho na escola. 2007. Disponível em:<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/641-4.pdf>. Acesso em: 30 set. 2012.