O papel do pedagogo: reflexões com base em observações sobre as funções não docentes /The role of the pedagogue: reflections from the notes on non-teaching duties

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Dulce Maria Strieder
Vilmar Malacarne
Kellys Regina Rodio Saucedo
Kely Cristina Enisweler
Elocir Aparecida Corrêa Pires

Resumo

O presente artigo enfoca os resultados de uma investigação sobre o papel do coordenador pedagógico no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo realizada em escolas públicas de dois municípios do oeste paranaense. Nesta investigação, analisaram-se a legislação vigente e os debates atuais sobre a atividade profissional de pedagogos e/ou coordenadores pedagógicos em tarefas de gestão escolar. As entrevistas realizadas incluíram: uma coordenadora do Centro de Apoio Pedagógico de Pessoas Cegas  e Visão Reduzida (CAP) do Município de Cascavel/ PR; coordenadoras de quatro escolas municipais de diferentes regiões de Cascavel/PR, uma de cada escola; uma coordenadora de uma escola municipal de Cafelândia/PR. Os resultados apontaram a ampla atuação do pedagogo nas funções não docentes, revelando um conjunto de ações que superam seu campo de atuação e interferem no seu planejamen- to diário, trazendo consequências negativas para o desempenho desse profissional.

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Como Citar
Strieder, D. M., Malacarne, V., Saucedo, K. R. R., Enisweler, K. C., & Pires, E. A. C. (2016). O papel do pedagogo: reflexões com base em observações sobre as funções não docentes /The role of the pedagogue: reflections from the notes on non-teaching duties. Ensino Em Re-Vista, 22(2), 391–400. https://doi.org/10.14393/ER-v22n2a2015-10
Seção
ARTIGOS DE DEMANTA CONTÍNUA

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