PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

repensando a atuação do professor em sala de aula

Autores/as

  • Fabiana de Oliveira Gomide Universidade Federal de Uberlândia
  • Olíria Mendes Gimenes Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14393/DP-v6n1-2019-58981

Palabras clave:

Metodologia, Aprendizagem significativa, FFormação de Professores

Resumen

O ensino baseado apenas em transmissão de conhecimentos limita, em grande medida, avanços no processo de aprendizagem, significando que a organização do trabalho docente está relacionada ao sucesso da aquisição de conhecimentos pelo aluno. Assim sendo, o presente artigo objetiva identificar e analisar os saberes necessários para o desenvolvimento do trabalho docente. O estudo de natureza bibliográfica foi baseado nos estudos de Fischer (2005, 2009, 2010), Morin (2000), Veiga (2005, 2010), Machado (2006), Libâneo (1991, 1994), Perrenoud (2000) e Kenski (1995). Os resultados apresentados indicam ser necessário uma reflexão sobre a didática, o planejamento das aulas e a construção de currículos para se obter êxito no processo ensino-aprendizagem. Este estudo permitiu concluir que é de suma importância o professor repensar suas ações pedagógicas na sala de aula, a partir de uma preparação profissional para seu trabalho docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

FISCHER. Beatriz Terezinha Daudt. Docência no ensino superior: questões e alternativas. Educação, Porto Alegre, v. 32, n. 3, p. 311-315, set./dez. 2009. Disponível em <http://www.gpeas.ufc.br/disc/hidr/texto1.pdf.>. Acesso em: 1.nov.2015.


KENSKI, Vani Moreira. Avaliação da aprendizagem. In: VEIGA, Ilma Passos de Alencastro (Org.). Repensando a Didática. 10. ed. Campinas: Papirus, 1995.


LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1991.


LIBÂNEO. José Carlos. Didática. 1994. Disponível em <http://www.iesp-rn.com.br/ftpiesp/DisciplinasPROISEP/M%F3dulo%203/2DID%C1TICA_DO_ENSINO/Texto%204.pdf>. Acesso em: 1.nov.2015.


MACHADO. João Luís de Almeida. Autoridade e Autoritarismo na sala de aula: repensando a relação professor-aluno. 2006. Disponível em <http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=526>. Acesso em: 18.jan.2016.


MORIN. Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Brasília, DF: UNESCO, 2000.


PERRENOUD. Philippe. Pedagogia Diferenciada: das intenções à ação. Porto Alegre, Artmed Editora, 2000.


VEIGA. ILMA PASSOS ALENCASTRO. A escola mudou. Que mude a formação de professores! 2010. Disponível em: <http://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/viewFile/3039/2637>. Acesso em: 19.ago.2015.


VEIGA. ILMA PASSOS ALENCASTRO. A prática pedagógica do professor de Didática. 2005. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/viewFile/3039/2637>. Acesso em: 19.ago.2015.


VILLANI, A.; PACCA, J.L.A. Construtivismo, conhecimento científico e habilidade didática no ensino de Ciências. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, vol.23, n.12, p.7, Dez, 1997. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551997000100011>. Acesso em: 16.jan.2016.

Publicado

2021-01-23