GESTÃO PARTICIPATIVA DA ESCOLA

a importância da comunidade no contexto educacional

Autores/as

  • Juarez Ribeiro dos Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • Jane Maria dos Santos Reis Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/DP-v6n1-2019-58974

Palabras clave:

Gestão Democrática participativa, Gestor Escolar, Conselho Escolar, Comunidade

Resumen

O objetivo deste artigo é compreender e refletir sobre a complexidade da manutenção da parceria entre a gestão escolar e a comunidade, estabelecendo metas a serem criadas e compartilhadas entre ambos. Trata-se de uma parceria essencial para o estabelecimento das condições favoráveis e necessárias para o desenvolvimento de um ambiente escolar autônomo e participativo. Diante dos desafios atualmente postos nas escolas públicas, fica evidente a necessidade da participação coletiva de todos aqueles que trabalham com a educação em conjunto com a comunidade, visando o compromisso e a qualidade da educação. Nesse sentido, este trabalho tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento de métodos eficazes na solução dessas questões e consequentemente garantir uma escola onde seus atores principais sintam o prazer de ensinar e de aprender. A metodologia utilizada para os estudos aqui realizados foi de caráter qualitativo no qual predominaram: 1) a pesquisa bibliográfica (livros, artigos de periódicos e dissertações); 2) as vivências profissionais dentro de uma escola pública tanto como aluno quanto como professor, nas quais se observa o pouco interesse dos pais e/ou responsáveis com assuntos referentes aos alunos e especificamente ao processo de ensino-aprendizagem. O problema de pesquisa dessa reflexão é entender quais os fatores e/ou aspectos que influenciam diretamente na participação da comunidade escolar nas ações da escola. Com isso foi possível concluir que a gestão democrática e a participação da comunidade escolar garantem a qualidade na educação, uma vez que promove formação social, intelectual e profissional dos alunos.

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Publicado

2021-01-22