O PDE e a Formação Continuada de Professores no Estado do Paraná

Autores/as

  • Luís Fernando Lopes

DOI:

https://doi.org/10.14393/DP-v5n2-2018-51361

Palabras clave:

Políticas, Formação Continuada, Educação a Distância

Resumen

Este trabalho teve como objeto as políticas de formação continuada a distância de professores no Estado do Paraná, após a aprovação da LDBEN nº 9.394/96 até 2011.  O objetivo geral foi analisar, a partir do referencial teórico marxista, as políticas de formação continuada a distância de professores no Estado do Paraná, procurando evidenciar seus fundamentos. Assim, a partir das categorias de análise propostas (ontologia, gnosiologia/epistemologia e as dimensões ético-política e pedagógica), a questão principal que norteou a realização desta pesquisa foi: que princípios, ontológicos, epistemológicos, ético-políticos e pedagógico fundamentam as políticas   de formação continuada a distância de professores no Estado do Paraná? Para tanto, foram analisados o documento Educação a Distância da SEED/PR (2010) e o Documento Síntese do Programa de Desenvolvimento Educacional, PDE (2007), realizadas entrevistas com professores participantes desse programa, com um representante do Sindicato dos professores (APP) e um professor que trabalhou na SEED/PR com Grupos de Trabalho em Rede no período de 2007 a 2010.  Os resultados apontam a relevância das políticas estudadas e que há contradições entre o que propõem os documentos analisados e o que dizem os professores entrevistados. Constatamos que as políticas de formação continuada de professores no   Paraná   estão   inseridas   em um   contexto   muito   complexo, marcado   por contradições e luta de classes nas quais as iniciativas para a expansão da formação continuada a distância de professores extrapolam o âmbito estadual e federal, estando orientadas por políticas propostas por organismos mundiais. Na realidade brasileira essas   recomendações para o setor educacional mostram-se sendo rigorosamente cumpridas, pois temos políticas que promovem; formação de maior número professores em menor tempo, ampliação da formação com uma redução enorme de custos e a transferência aos professores do ônus da sua formação. Ressaltamos a necessidade da pesquisa, da formação crítica dos professores, do combate a ideologias que provocam a precarização e a desqualificação do trabalho docente.  Ao mesmo tempo os resultados dessa pesquisa apontam na direção do trabalho ela garantia de direitos conquistados e pela criação de novas políticas que realmente tragam benefícios aos professores e melhoria real na qualidade da educação pública.

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Biografía del autor/a

Luís Fernando Lopes

Professor do Centro Universitário Internacional UNINTER.

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Publicado

2019-10-31