Família e escola nas dinâmicas relacionais da Pessoa com Altas Habilidades/Superdotação (PAH/SD).

Autores/as

  • Everson Araujo Nauroski
  • Paula Mitsuyo Yamasaki Sakaguti

DOI:

https://doi.org/10.14393/DP-v5n2-2018-51359

Palabras clave:

Educação Especial, Superdotação, Mitos Sociais

Resumen

O objetivo desse estudo é apresentar uma reflexão sobre a pessoa com altas habilidades/superdotação (PAH/SD) e alguns aspectos que envolvem esses indivíduos no ambiente familiar e escolar. Ao longo do texto será analisado algumas das dificuldades mais comuns que se apresentam nas famílias e nas escolas, com destaque para a persistência dos mitos sociais em torno do fenômeno da superdotação e dos obstáculos que esses mitos representam para a realização de práticas efetivas de inclusão no ambiente escolar.

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Biografía del autor/a

Everson Araujo Nauroski

Graduação em filosofia, sociologia e pedagogia. Doutorado e pós-doutorado em sociologia pela Universidade Federal do Paraná. Docente, pesquisador e coordenador do curso de Sociologia do centro Universitário Internacional Uninter.

Paula Mitsuyo Yamasaki Sakaguti

Graduação em pedagogia, especialização em educação especial, mestrado e doutorado em educação pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é docente e coordenadora do curso de Licenciatura em Educação Especial do Centro Universitario Internacional Uninter.

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Publicado

2019-10-31