O Projeto Escola Sem Partido
Considerações Preliminares
DOI:
https://doi.org/10.14393/DP-v5n2-2018-51354Palabras clave:
Nazismo, Escola Sem Partido, Educação, Totalitarismo, SociedadeResumen
Este artigo analisa os fundamentos do projeto Escola sem Partido no Brasil. Analisa a conjuntura atual e a predominância de concepções conservadoras na sociedade. Sem cair nas armadilhas do anacronismo histórico, realiza um comparativo do projeto educacional da Alemanha Nazista nos anos 30 do século XX e os pressupostos formativos do projeto Escola sem Partido. Este comparativo aponta elementos que permitem desenvolver a crítica a esta concepção, demonstrando os fundamentos conservadores que a permeiam.
Descargas
Citas
BRANDT, C.A.; MIALHE, J.L. A educação na Alemanha nazista e seu papel na modulação de ideias e comportamentos. In Revista Historia de la educion anuario. vol.14, no.2, Ciudad autonoma de Buenos Aires. dez. 2013.
Fonte: <http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2313-92772013000200003> Acesso dia 01 mai. 2018
DURKHEIM, E., Da divisão do trabalho social. [tradução Eduardo Brandão]. 2º ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
_____. O suicídio. SP: Martins Fontes, 2000
_____. As regras do método sociológico. São Paulo, Ed. Martin Claret, 2002.
_____. As formas elementares da vida religiosa. In: Os pensadores. 2 ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
_____. Educação e Sociologia. SP; Melhoramentos, 1952.
_____. Moral Education. New York: The Free Press, 1971.
ECO, H. O pendulo de Foucault. RJ: Ed. Record, 1988.
HITLER, A. Minha luta: Mein Kampf. São Paulo: Editora Moraes, 1983.
IANNI, O. Neoliberalismo e nazi-fascismo. In Revista Crítica Marxista. São Paulo: Xamã, v. 1, no 7, p. 112-120, 1998.
LÖWY, M. Barbárie e modernidade no século XX. Critique Communiste, nº 157. Fórum Social Mundial. Brasil, Dez. 2000. <http://ruibebiano.net/zonanon/non/plural/doc44.html.> Acesso em: 15 out. 2008
LUCENA, C. Hayek, liberalismo e formação humana. Campinas: Alínea, 2011
._____. O pensamento educacional de Émile Durkheim. In Revista Histedbr on line, v10, n.40, 2010.
Fonte: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639820> Acesso em: 01 mai. 2018
______. Tempos de destruição: educação, trabalho e indústria do petróleo no Brasil. Campinas: Autores Associados; Uberlândia: EDUFU, 2004
NORONHA, O.M. Políticas neoliberais, conhecimento e educação. Campinas: Editora Alínea, 2002.
PAULANI, L. Modernidade e discurso econômico. São Paulo: Boitempo, 2005
Programa do Partido Nacional Socialista Alemão dos Trabalhadores (NSDAP).
<http://icommercepage.blogspot.com.br/2011/10/os-25-ponto-chaves-do-nazismo.html> Acesso em: 09 out. 2016.
Protocolos dos Sábios de Sião. Tradução Gustavo Barroso. SP: Editora Revisão, 1989.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution Licenseque permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License allowing the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.