Editorial
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste ano de 2025, publicamos o vigésimo quarto volume dos Cadernos de História da Educação, no qual constam 53 colaborações, com a seguinte distribuição: 01 entrevista; 01 dossiê, com 06 artigos; 40 artigos em fluxo contínuo; 06 resenhas. A entrevista foi realizada com o Prof. Dr. Justino Magalhães, da Universidade de Lisboa (Portugal), pesquisador experiente em História da Educação, com forte interlocução com pesquisadores da temática no Brasil. O dossiê intitulado “Silabários para o ensino da leitura e da escrita no aqui e no além-mar (Séculos XVI-XX)” foi organizado por Claudia Panizzolo, da Universidade Federal de São Paulo (Brasil) e Juliano Guerra Rocha, da Universidade Federal de Juiz de Fora (Brasil), composto por 06 artigos, com autores do Brasil, de Portugal e da Itália. Quanto aos artigos em fluxo contínuo, constam publicados 40 textos originais em versões bilíngues, abrangendo diversas temáticas da área de História da Educação. Ao final deste volume estão presentes 06 resenhas que abordam obras publicadas recentemente. Sem dúvida, a permanência da veiculação deste número significativo de textos nos Cadernos de História da Educação reitera a percepção da pujança alcançada e mantida pela pesquisa e pela divulgação científica em História da Educação na atualidade.
Detalhes do artigo
Seção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).