História do ensino da leitura no Brasil e os silabários do século XIX

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Juliano Guerra Rocha

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar os livros escolares produzidos e/ou divulgados no Brasil no século XIX, intitulados de silabários, cotejando-os para compreensão de seus dispositivos gráficos e dos ideários sobre o ensino de leitura que propagavam. Para tanto, inicialmente realizou-se um inventário desses impressos nas fontes da Hemeroteca Digital Brasileira, buscando, além dos títulos, as definições e representações típicas de um silabário no Brasil. Em seguida, procedeu-se à análise de três silabários brasileiros localizados em sua integralidade nos acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa e da Biblioteca Nacional, ambos no Rio de Janeiro, investigando seus autores, sua materialidade e os métodos de ensino da leitura propostos. Almejou-se, com esse estudo, contribuir para a história do ensino de leitura no Brasil, compreendendo as especificidades da produção editorial dos silabários e a maneira como esses materiais vislumbravam práticas de ensino de leitura no contexto oitocentista.

Detalhes do artigo

Seção

Dossiê - Silabários para o ensino da leitura e da escrita no aqui e no além-mar (Séculos XVI-XX)

Biografia do Autor

Juliano Guerra Rocha, Universidade Federal de Juiz de Fora (Brasil)

https://orcid.org/0000-0001-7101-0116

http://lattes.cnpq.br/1944535179478135

professorjulianoguerra@gmail.com

Como Citar

Rocha, J. G. (2025). História do ensino da leitura no Brasil e os silabários do século XIX. Cadernos De História Da Educação, 24(Contínua), e2025-23. https://doi.org/10.14393/che-v24-e2025-23

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