Os Arquivos Públicos na cidade de São Paulo: potencialidades historiográficas da educação
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Resumo
A obra Os Arquivos Públicos na Cidade de São Paulo e as Possibilidades de Pesquisa em História da Educação, organizada pelas pesquisadoras Cláudia Panizzolo e Adriana Santiago, apresenta uma análise aprofundada sobre a importância dos arquivos públicos para a pesquisa histórica no campo educacional. O livro enfatiza o grande valor de acervos documentais para a compreensão das dinâmicas educacionais paulistanas, destacando instituições como o Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP), o Acervo Histórico da Escola Caetano de Campos (AHECC), o Arquivo da Memória Documental (MD) e o Memorial da Educação Municipal (MEM), dentre outros. Enquadra-se em estudos que visam ampliar o acesso a fontes, recortes, perspectivas e fomentar pesquisas que problematizem a História da Educação brasileira. As organizadoras reúnem diferentes pesquisadoras e pesquisadores para abordar a relevância desses acervos na construção do conhecimento histórico educacional, enfatizando as possibilidades enriquecedoras de elaboração investigativa, a necessidade da preservação documental e a democratização do acesso às fontes.
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Referências
PANIZZOLO, Cláudia; SANTIAGO, Adriana (Orgs.). Os Arquivos Públicos na Cidade de São Paulo e as Possibilidades de Pesquisa em História da Educação. São Paulo: Unifesp, 2024