Os Arquivos Públicos na cidade de São Paulo: potencialidades historiográficas da educação

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Ana Raquel Costa Dias

Resumo

A obra Os Arquivos Públicos na Cidade de São Paulo e as Possibilidades de Pesquisa em História da Educação, organizada pelas pesquisadoras Cláudia Panizzolo e Adriana Santiago, apresenta uma análise aprofundada sobre a importância dos arquivos públicos para a pesquisa histórica no campo educacional. O livro enfatiza o grande valor de acervos documentais para a compreensão das dinâmicas educacionais paulistanas, destacando instituições como o Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP), o Acervo Histórico da Escola Caetano de Campos (AHECC), o Arquivo da Memória Documental (MD) e o Memorial da Educação Municipal (MEM), dentre outros. Enquadra-se em estudos que visam ampliar o acesso a fontes, recortes, perspectivas e fomentar pesquisas que problematizem a História da Educação brasileira. As organizadoras reúnem diferentes pesquisadoras e pesquisadores para abordar a relevância desses acervos na construção do conhecimento histórico educacional, enfatizando as possibilidades enriquecedoras de elaboração investigativa, a necessidade da preservação documental e a democratização do acesso às fontes.

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Seção

Resenhas

Biografia do Autor

Ana Raquel Costa Dias, Universidade de Brasília (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-4534-0354

http://lattes.cnpq.br/8902645603057041

ana.dias@unb.br

Como Citar

Dias, A. R. C. (2025). Os Arquivos Públicos na cidade de São Paulo: potencialidades historiográficas da educação. Cadernos De História Da Educação, 24(Contínua), e2025-13. https://doi.org/10.14393/che-v24-e2025-13

Referências

PANIZZOLO, Cláudia; SANTIAGO, Adriana (Orgs.). Os Arquivos Públicos na Cidade de São Paulo e as Possibilidades de Pesquisa em História da Educação. São Paulo: Unifesp, 2024