A history of rural education in five movements (1858-1970): intellectual projects and political action

Main Article Content

Luiz Mário Dantas Burity

Abstract

Contam as lendas antigas que foi Deméter – deusa grega representada na capa do livro do professor Antonio Carlos Ferreira Pinheiro a partir de uma ilustração de Alphonsus Mucha no projeto gráfico de Carla Mary S. Oliveira – quem ensinou aos seres humanos a arte do plantio e da colheita. A agricultura, bem sabemos nós, é uma dádiva conhecida dos homens e das mulheres há mais ou menos 12 mil anos, quando o término da última era glacial deu lugar a condições de clima e de solo estáveis, nessa época geológica a que chamamos de Holoceno. Mas a agricultura, como atestam os mitos, é também um aprendizado, com ela carregamos o legado de um saber milenar precioso transmitido de geração para geração. As formas que a agricultura e os saberes que a contornam assumem em cada tempo e lugar são, e precisam ser, objetos da História.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

Section

Reviews

Author Biography

Luiz Mário Dantas Burity, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Pesquisador da Fundação Casa de José Américo – Bolsista FAPESQ-PB

How to Cite

Burity, L. M. D. (2024). A history of rural education in five movements (1858-1970): intellectual projects and political action. Cadernos De História Da Educação, 23(Contínua), e2024-50. https://doi.org/10.14393/che-v23-e2024-50

References

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere 2: os intelectuais, o princípio educacional, jornalismo. Tradução de Luiz Sérgio Henrique e Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 2014.

HOBSBAWM, Eric. Nações e nacionalismos desde 1780: programa, mito e realidade. Tradução de Maria Celia Paoli e Anna Maria Quirino. 11 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2012.

PINHEIRO, Antonio Carlos Ferreira. Da era das cadeiras isoladas à era dos grupos escolares na Paraíba. Campinas, SP: Autores Associados e Universidade de São Francisco, 2002.