Política e História na Educação: uma interlocução para a produção de conhecimento sobre a Escola Primária Paulista

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Fabiana Silva Fernandes

Resumo

O que a política teria para contribuir com a história? O livro recém lançado, de autoria de Géssica Priscila Ramos, intitulado “História, Política e Educação: da construção à desconstrução da Escola Primária Paulista”, permite fazer essa reflexão, na medida em que é fruto da trajetória de investigação de uma pesquisadora que tem experiência na área de política educacional e que, de forma competente, transita pela história, estabelecendo vínculos entre acontecimentos políticos, econômicos e sociais com a legislação educacional, construindo uma narrativa preciosa e bem fundamentada, que dá voz e vida aos documentos normativos consultados. Trazendo para a história da educação uma discussão teórica que é da política educacional, a autora contribui para o resgate da legislação como uma fonte de pesquisa importante, na medida em que o texto normativo é a materialização de expectativas, anseios e promessas de mudanças educacionais, congregando interesses que ora vislumbram uma educação pública laica que contribua para o desenvolvimento econômico e social do país, ora retrocedem nos avanços prometidos.

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Como Citar
Fernandes, F. S. (2024). Política e História na Educação: uma interlocução para a produção de conhecimento sobre a Escola Primária Paulista. Cadernos De História Da Educação, 23(Contínua), e2024–33. https://doi.org/10.14393/che-v23-e2024-33
Seção
Resenhas

Referências

RAMOS, Géssica Priscila. História, Política e Educação: da construção à desconstrução da Escola Primária Paulista. Campinas: Alínea, 2024.