A história de Jorge Guimarães e suas contribuições para a educação, ciência e tecnologia no Brasil

Conteúdo do artigo principal

Maria Cristina Mesquita da Silva
Renato de Oliveira Brito

Resumo

O Professor Dr. Célio da Cunha, reconhecido acadêmico brasileiro da área de educação, autor de diversas obras relevantes e atualmente professor titular do Programa de Mestrado e Doutorado Stricto Sensu em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB), regala-nos com a obra “Jorge Guimarães: Ciência, Desenvolvimento e Visão de Futuro” publicada em 2021. O livro, além da apresentação, apêndice e anexos, se organiza em cinco partes, os quais encerram dezessete capítulos dedicados a relatar os fatos marcantes da vida e o legado científico, acadêmico e de gestão pública do Professor Dr. Jorge Guimarães, e junto dela destaca marcos da própria história da educação nacional. A obra em análise tem como elemento central a trajetória de uma instituição nacional cuja relevância para a evolução da pesquisa científica brasileira e da educação superior de alto nível é indiscutível: a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, fundação pública ligada ao Ministério da Educação (MEC). As narrativas de Jorge Guimarães e da Capes se entremeiam de tal modo, que seria mesmo impossível relatar a vida da pessoa, sem mencionar seu legado para a fundação, assim como destacar a trajetória da Capes, sem considerar o frutífero período em que esteve sob a gestão de Jorge Guimarães, entre os anos de 2004 a 2014.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, M. C. M. da, & Brito, R. de O. (2024). A história de Jorge Guimarães e suas contribuições para a educação, ciência e tecnologia no Brasil . Cadernos De História Da Educação, 23(Contínua), e2024–28. https://doi.org/10.14393/che-v23-e2024-28
Seção
Resenhas

Referências

CUNHA, Célio da (Org). Jorge Guimarães. Ciência, Desenvolvimento e Visão de Futuro. Brasília/DF: Cidade Editora, 2021. 378 p.