Os limites curriculares e suas implicações no Curso Experimental de Medicina da USP (1968-1974)

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Lys Angélica Lamera Vane
Matheus Fachini Vane
Joaquim Edson Vieira

Resumo

O “Curso Experimental de Medicina” da USP originado na década de 1960 propôs a integralidade “bio-psico-social” da saúde e da doença em seu currículo. Seu método de ensino, inspirado em estratégia “Aprendizado Baseado em Problemas”, mostrava situações de saúde reais como racional para objetivos da aprendizagem centrada no estudante para a solução desses problemas. Os dois cursos de medicina na USP de São Paulo – o vigente, denominado tradicional e o novo, experimental, não tiveram coexistência administrativa harmoniosa. Em 1974 passam pela sua “fusão curricular”. Este texto relata entrevistas semiestruturadas realizadas entre 2014 e 2016. As reflexões dos seus então professores e estudantes referendam essas análises. Sugerem a formação de um grupo idealista com forte identificação com o curso. As entrevistas indicam que seus fundamentos foram constituídos em voluntariosa formação pedagógica dos docentes que impuseram limites ao novo currículo.

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Como Citar
Vane, L. A. L., Vane, M. F., & Vieira, J. E. (2024). Os limites curriculares e suas implicações no Curso Experimental de Medicina da USP (1968-1974). Cadernos De História Da Educação, 23(Contínua), e2024–17. https://doi.org/10.14393/che-v23-e2024-17
Seção
Artigos

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