Visões e práticas da educação como ferramentas transformativas

Conteúdo do artigo principal

Rosa Bruno-Jofré
Diana Gonçalves Vidal

Resumo

Os seis artigos presentes neste dossiê foram preparados para um simpósio cancelado, que aconteceria em Salvador (Bahia) em julho de 2022. O simpósio planejado fazia parte do programa Connection Grant do Conselho de Pesquisa em Ciências Sociais e Humanidades do Canadá, e visava reunir os membros do Grupo Internacional de Pesquisa em Teoria e História da Educação, situado na Faculdade de Educação da Queen’s University (https://educ.queensu.ca/their), em conjunto com os membros do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em História da Educação (NIEPHE) (https://sites.usp.br/niephe/) e o projeto temático Educação em Fronteiras (https://sites.usp.br/educacaoemfronteiras/) da Universidade de São Paulo. Os pontos em comum dos artigos são a análise das visões sobre a Educação e os objetivos educacionais em relação aos conceitos sociais de mudança, juntamente com uma fundamentação ética de natureza teológica, filosófica ou sócio-política. Os autores não negligenciam a atuação do indivíduo como entidade individual ou coletiva, nem as nuances contextuais ou implicações inesperadas do processo educacional.


 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Bruno-Jofré, R., & Vidal, D. G. (2023). Visões e práticas da educação como ferramentas transformativas. Cadernos De História Da Educação, 22(Contínua), e–202. https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-202
Seção
Dossiê 4 - Visões e práticas da educação como ferramentas transformativas
Biografia do Autor

Rosa Bruno-Jofré, Queens University (Canada)

https://orcid.org/0000-0002-3218-1227
brunojor@queensu.ca

Diana Gonçalves Vidal, Universidade de São Paulo (Brazil)

CNPq Research Productivity Fellow (Level 1A)
https://orcid.org/0000-0002-7592-0448
http://lattes.cnpq.br/9794987194529294
dvidal@usp.br