Visões e práticas da educação como ferramentas transformativas
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os seis artigos presentes neste dossiê foram preparados para um simpósio cancelado, que aconteceria em Salvador (Bahia) em julho de 2022. O simpósio planejado fazia parte do programa Connection Grant do Conselho de Pesquisa em Ciências Sociais e Humanidades do Canadá, e visava reunir os membros do Grupo Internacional de Pesquisa em Teoria e História da Educação, situado na Faculdade de Educação da Queen’s University (https://educ.queensu.ca/their), em conjunto com os membros do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em História da Educação (NIEPHE) (https://sites.usp.br/niephe/) e o projeto temático Educação em Fronteiras (https://sites.usp.br/educacaoemfronteiras/) da Universidade de São Paulo. Os pontos em comum dos artigos são a análise das visões sobre a Educação e os objetivos educacionais em relação aos conceitos sociais de mudança, juntamente com uma fundamentação ética de natureza teológica, filosófica ou sócio-política. Os autores não negligenciam a atuação do indivíduo como entidade individual ou coletiva, nem as nuances contextuais ou implicações inesperadas do processo educacional.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).