Educação não escolar: Religiosidade e modos de fazer de uma curadora

Conteúdo do artigo principal

Adriene Suellen Ferreira Pimenta
Mário Allan da Silva Lopes
Thaís Tavares Nogueira

Resumo

A obra é resultado da dissertação de mestrado defendida em 2015 no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA). No livro, Márcio Barradas Sousa e Maria Betânia B. Albuquerque analisam os saberes e as práticas educativas cotidianas presentes no atendimento de pessoas submetidas às orações e tratamento de cura realizada por Odinéia dos Santos Barbosa, na comunidade quilombola de Abacatal, em Ananindeua, no Pará. Dona Dionéia, como costumava ser chamada, era conhecida como benzedeira que tratava os males espirituais provocados pelos seres habitantes das matas. Como aporte teórico metodológico os autores buscaram alicerçar-se nos pressupostos da história cultural, cuja abordagem historiográfica volta-se para a vida cotidiana, objetos e temas ligados à vida social dos homens e mulheres no tempo. Além disso, utilizaram-se do método da história oral e da técnica da entrevista semiestruturada, bem como características da pesquisa etnográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Pimenta, A. S. F., Lopes, M. A. da S., & Nogueira, T. T. (2022). Educação não escolar: Religiosidade e modos de fazer de uma curadora. Cadernos De História Da Educação, 21(Contínua), e091. https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-91
Seção
Resenhas
Biografia do Autor

Adriene Suellen Ferreira Pimenta, Universidade Federal do Pará (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-2641-993X
http://lattes.cnpq.br/4544619583854800
adrienepimenta@gmail.com

Mário Allan da Silva Lopes, Universidade do Estado do Pará (Brasil)

https://orcid.org/0000-0001-6682-4633
http://lattes.cnpq.br/6657202929774206
m.allanlopes@gmail.com

Thaís Tavares Nogueira, Universidade do Estado do Pará (Brasil)

https://orcid.org/0000-0001-9610-0679
http://lattes.cnpq.br/3745182308755855
thaistnogueira31@gmail.com

Referências

BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória: ensaios de psicologia social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

BURKE, P. A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1992.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazes. 16. ed. Tradução: Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 2009.

HALBWACHS, Maurice. Memória individual e coletiva. In: HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução: Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2003. p. 29-70.

NORA, Pierre. Entre Memória e História: a problemática dos lugares. Projeto História – Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, São Paulo, n.10, p.7-28, dez.1993. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/12101. Acesso em: 14 jan. 2014.