Educação não escolar: Religiosidade e modos de fazer de uma curadora
Contenu principal de l'article
Résumé
A obra é resultado da dissertação de mestrado defendida em 2015 no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA). No livro, Márcio Barradas Sousa e Maria Betânia B. Albuquerque analisam os saberes e as práticas educativas cotidianas presentes no atendimento de pessoas submetidas às orações e tratamento de cura realizada por Odinéia dos Santos Barbosa, na comunidade quilombola de Abacatal, em Ananindeua, no Pará. Dona Dionéia, como costumava ser chamada, era conhecida como benzedeira que tratava os males espirituais provocados pelos seres habitantes das matas. Como aporte teórico metodológico os autores buscaram alicerçar-se nos pressupostos da história cultural, cuja abordagem historiográfica volta-se para a vida cotidiana, objetos e temas ligados à vida social dos homens e mulheres no tempo. Além disso, utilizaram-se do método da história oral e da técnica da entrevista semiestruturada, bem como características da pesquisa etnográfica.
Téléchargements
Renseignements sur l'article
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Références
BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória: ensaios de psicologia social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
BURKE, P. A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1992.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazes. 16. ed. Tradução: Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 2009.
HALBWACHS, Maurice. Memória individual e coletiva. In: HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução: Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2003. p. 29-70.
NORA, Pierre. Entre Memória e História: a problemática dos lugares. Projeto História – Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, São Paulo, n.10, p.7-28, dez.1993. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/12101. Acesso em: 14 jan. 2014.