O poder republicano em Minas Gerais e a instrução pública: entre a revolução passiva, o transformismo e a pequena política

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Cezar Luiz De Mari
Licínio de Sousa e Silva Filho

Resumo

O presente artigo é resultado de pesquisa com foco nos primeiros anos da República em Minas Gerais. O objetivo da investigação foi demonstrar que a instrução pública em Minas Gerais foi conduzida pelas oligarquias regionais e locais, mantendo-a nos limites estreitos dos seus interesses. Serviram de base empírica documentos do Arquivo Público Mineiro e estudos de especialistas da história da educação republicana brasileira. Para a análise, nos guiamos preferencialmente pelos conceitos de revolução passiva, transformismo e pequena política de Antonio Gramsci.

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Como Citar
De Mari, C. L., & de Sousa e Silva Filho, L. (2019). O poder republicano em Minas Gerais e a instrução pública: entre a revolução passiva, o transformismo e a pequena política. Cadernos De História Da Educação, 18(2), 461–477. https://doi.org/10.14393/che-v18n2-2019-11
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Cezar Luiz De Mari, Universidade Federal de Viçosa (Brasil)

https://orcid.org/0000-0003-0404-0328
http://lattes.cnpq.br/0201073550093287
cezar.demari@ufv.br

Licínio de Sousa e Silva Filho, Centro Educacional Professor Francisco Saldanha (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-6057-3332
http://lattes.cnpq.br/3194413758150740
silvafilho.licinio@gmail.com

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