A Língua Espanhola e a Educação Militar no Brasil (1905-1920)

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Anselmo Guimarães
Josefa Eliana Souza

Resumo

Este estudo é o resultado da investigação do processo de institucionalização do ensino de espanhol na educação militar brasileira, de 1905 a 1920, buscando delinear as finalidades políticas e culturais. O objetivo foi investigar as justificativas para a entrada do espanhol no ensino militar, no período de 1905, quando o idioma foi inserido oficialmente no currículo militar, mediante Decreto nº 5.698 e, finalizou em 1920, após reformularem os regulamentos militares e o ensino de espanhol deixar de ser oferecido no âmbito militar. Para tanto, foram utilizados a legislação educacional e textos jornalísticos, bem como pressupostos teóricos da história das disciplinas escolares.


 

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Como Citar
Guimarães, A., & Souza, J. E. (2018). A Língua Espanhola e a Educação Militar no Brasil (1905-1920) . Cadernos De História Da Educação, 17(3), 716–733. https://doi.org/10.14393/che-v17n3-2018-7
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Anselmo Guimarães, Universidade Federal de Sergipe (Brasil)

Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. E-mail: anselmo.guima@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1226-9539. LATTES: http://lattes.cnpq.br/3898783864482172

Josefa Eliana Souza, Universidade Federal de Sergipe (Brasil)

Doutora em Educação: História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe e Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação da mesma instituição. E-mail: elianasergipe@uol.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8091-5061. LATTES: http://lattes.cnpq.br/0698585902048453.

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