História da educação rural em Goiás
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente texto tem como temática a formação do camponês em Goiás e objetiva discutir a dualidade ruralismo e escolanovismo pedagógico presente nas políticas de educação rural da primeira metade do século XX em Goiás, e confrontar o projeto educacional de formação do camponês em Goiás nesse período com as representações acerca da vida e do trabalho no mundo rural em Goiás presentes na literatura regionalista goiana, e a partir dessa contraposição reconstituir o habitus do camponês em Goiás. Supõe-se que essa dualidade relaciona-se ao processo de integração do Estado ao capitalismo. As análises serão realizadas sob o enfoque dos pressupostos teóricos de Pierre Bourdieu.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Araújo, J. V. P. de. (2010). História da educação rural em Goiás. Cadernos De História Da Educação, 8(2). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/3717
Edição
Seção
Artigos
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).