História da educação rural em Goiás
Contenu principal de l'article
Résumé
O presente texto tem como temática a formação do camponês em Goiás e objetiva discutir a dualidade ruralismo e escolanovismo pedagógico presente nas políticas de educação rural da primeira metade do século XX em Goiás, e confrontar o projeto educacional de formação do camponês em Goiás nesse período com as representações acerca da vida e do trabalho no mundo rural em Goiás presentes na literatura regionalista goiana, e a partir dessa contraposição reconstituir o habitus do camponês em Goiás. Supõe-se que essa dualidade relaciona-se ao processo de integração do Estado ao capitalismo. As análises serão realizadas sob o enfoque dos pressupostos teóricos de Pierre Bourdieu.
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Renseignements sur l'article
Comment citer
Araújo, J. V. P. de. (2010). História da educação rural em Goiás. Cadernos De História Da Educação, 8(2). Consulté à l’adresse https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/3717
Numéro
Rubrique
Articles
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).