História da educação rural em Goiás

Contenu principal de l'article

Jaqueline Veloso Portela de Araújo

Résumé

O presente texto tem como temática a formação do camponês em Goiás e objetiva discutir a dualidade ruralismo e escolanovismo pedagógico presente nas políticas de educação rural da primeira metade do século XX em Goiás, e confrontar o projeto educacional de formação do camponês em Goiás nesse período com as representações acerca da vida e do trabalho no mundo rural em Goiás presentes na literatura regionalista goiana, e a partir dessa contraposição reconstituir o habitus do camponês em Goiás. Supõe-se que essa dualidade relaciona-se ao processo de integração do Estado ao capitalismo. As análises serão realizadas sob o enfoque dos pressupostos teóricos de Pierre Bourdieu.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
Araújo, J. V. P. de. (2010). História da educação rural em Goiás. Cadernos De História Da Educação, 8(2). Consulté à l’adresse https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/3717
Rubrique
Articles
Biographie de l'auteur-e

Jaqueline Veloso Portela de Araújo

Link do lattes a>