A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA DISCIPLINA ESCOLAR LÃNGUA PORTUGUESA NO BRASIL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Opresente trabalho objetiva analisar asmudanças e as permanências que os livros didáticos de Língua Portuguesa de autoria de Hermínio Sargentim, dos anos de 1974 e 1999, apresentam em relação ao ensino da disciplina na 5ª série do ensino fundamental. Este autor produziu livros didáticos por mais de três décadas na área de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental e Médio. Esse tempo de permanência no mercado editorial garantiu-lhe uma inserção importante na escola e o levou a acompanhar e sofrer influências das mudanças históricas ocorridas na disciplina escolar de Língua Portuguesa. Enfoca-se de modo mais específico como as obras analisadas estão organizadas em termos da estrutura e proposta pedagógica, da seleção de textos, das atividades de leitura, da linguagem oral e dos conhecimentos lingüísticos. Coloca-se em evidência também o tratamento teórico-metodológico dado pelos manuais didáticos. São evidenciadas as principais características dos livros por meio de uma leitura crítica e contextualizada.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Venturi, I. V. G., & Gatti Júnior, D. (2008). A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA DISCIPLINA ESCOLAR LÃNGUA PORTUGUESA NO BRASIL. Cadernos De História Da Educação, 3. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/362
Edição
Seção
Dossiê: História das disciplinas escolares
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).