O Movimento da Escola Nova, Classes Experimentais e Ginásios Vocacionais (1958-1970)

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Daniel Ferraz Chiozzini
Sandra Machado Lunardi Marques

Resumo

Resumo
Os Ginásios Vocacionais foram unidades escolares criadas no estado de São Paulo entre 1961 e 1970. Este artigo é parte de uma investigação que visa aprofundar a compreensão de como o processo de concepção e implantação dessas escolas, se valendo da apropriação de referenciais escolanovistas - especialmente da produção intelectual de John Dewey - contribuiu com a construção de uma nova concepção de educação experimental no Brasil. Nesse sentido, dialoga com autores que investigaram a relação dos Ginásios com as chamadas Classes Experimentais, formalmente criadas no Brasil em 1958.
Palavras-Chave: História, Escola Nova, Classes Experimentais, Ginásios Vocacionais.

The New School´s Movement, Classes Experimentais and Ginásios Vocacionais (1958-1970)

Abstract
The Ginásios Vocacionais were school units created in the state of São Paulo between 1961 and 1970. This article is part of a research that aims to profound understanding of how the process of conception and implementation of these schools, based on the appropriation of New School references - especially intellectual production of John Dewey - who contributed to the development of a new concept of experimental education in Brazil. In this sense, it dialogues with authors who investigated the relationship of the Ginásios with so-called Classes Experimentais, formally created by the Ministry of Education in 1958.
Keywords: History, New School, Classes Experimentais, Ginásios Vocacionais.

El Movimiento de la Escuela Nueva, Clases Experimentales y Ginásios Vocacionais (1958-1970)

Resumen
Los Ginásios Vocacionais fueron unidades escolares creadas en el estado de São Paulo entre 1961 y 1970. El presente artículo es parte de una investigación que, sustentada en los referentes de la Escuela Nueva -en particular, la producción intelectual de John Dewey- busca profundizar la comprensión acerca de cómo el proceso de concepción e implantación de estas escuelas contribuyó para el desarrollo de una nueva concepción sobre la educación experimental en el Brasil. El texto dialoga con los autores que investigaron la relación entre los Ginásios y las denominadas Classes Experimentais, creadas por el Ministerio de Educación en 1958.
Palabras clave: Historia, Escuela Nueva, Classes Experimentais, Ginásios Vocacionais.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Chiozzini, D. F., & Marques, S. M. L. (2016). O Movimento da Escola Nova, Classes Experimentais e Ginásios Vocacionais (1958-1970). Cadernos De História Da Educação, 15(2), 582–598. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/35545
Seção
Dossiê: Experimentalismo no Ensino Secundário nos anos 1950 e 1960
Biografia do Autor

Daniel Ferraz Chiozzini, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio de pós-doutorado concluído na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. E-mail: danielchiozzini@yahoo.com.br

Sandra Machado Lunardi Marques, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Educação pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Contato: lunar5@ig.com.br