IDENTIDADE DOCENTE COLETIVA, ASSOCIATIVISMO E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO NAS DÉCADAS DE 30 E 40 DO SÉCULO XX

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Adriana Duarte Leon

Resumo

Este artigo observa os espaços de formação organizados pela Associação Sul Rio-grandense de Professores nas décadas de 30 e 40 do século XX. Tal instituição foi fundada em 1929 e promovia diversas atividades, dentre elas as atividades de formação. A periodização estabelecida para esse trabalho corresponde às duas primeiras décadas de funcionamento da entidade e as fontes utilizadas são escritas. O argumento fundamental desta reflexão é que a Associação Sul Rio-grandense atendia uma demanda de formação dos professores que não era atendida pelas políticas públicas do Estado. Em conseqüência, as atividades de formação propiciaram legitimidade à instituição, bem como contribuíram para consolidar uma identidade docente coletiva na região sul do Rio Grande do Sul.

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Como Citar
Leon, A. D. (2012). IDENTIDADE DOCENTE COLETIVA, ASSOCIATIVISMO E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO NAS DÉCADAS DE 30 E 40 DO SÉCULO XX. Cadernos De História Da Educação, 10(2). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/14617
Seção
Artigos