IDENTIDADE DOCENTE COLETIVA, ASSOCIATIVISMO E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO NAS DÉCADAS DE 30 E 40 DO SÉCULO XX
Contenu principal de l'article
Résumé
Este artigo observa os espaços de formação organizados pela Associação Sul Rio-grandense de Professores nas décadas de 30 e 40 do século XX. Tal instituição foi fundada em 1929 e promovia diversas atividades, dentre elas as atividades de formação. A periodização estabelecida para esse trabalho corresponde às duas primeiras décadas de funcionamento da entidade e as fontes utilizadas são escritas. O argumento fundamental desta reflexão é que a Associação Sul Rio-grandense atendia uma demanda de formação dos professores que não era atendida pelas políticas públicas do Estado. Em conseqüência, as atividades de formação propiciaram legitimidade à instituição, bem como contribuíram para consolidar uma identidade docente coletiva na região sul do Rio Grande do Sul.
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Renseignements sur l'article
Comment citer
Leon, A. D. (2012). IDENTIDADE DOCENTE COLETIVA, ASSOCIATIVISMO E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO NAS DÉCADAS DE 30 E 40 DO SÉCULO XX. Cadernos De História Da Educação, 10(2). Consulté à l’adresse https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/14617
Numéro
Rubrique
Articles
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).