EDUCAÇÃO, HIGIENE E EUGENIA NO ESTADO NOVO: AS PALESTRAS DE SAVINO GASPARINI TRANSMITIDAS PELA RÃDIO TUPI (1939-1940).
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo analisa uma série de palestras proferidas pelo médico Savino Gasparini, na rádio Tupi-RJ, entre os aos de 1939 e 1940. Gasparini era membro da equipe técnica do Serviço de Propaganda e Educação Sanitária do Ministério da Educação e Saúde. Durante o Estado Novo (1937-1945) o tema da saúde e higiene, a partir dos referenciais da eugenia, ocupou a pauta dos projetos discutidos e viabilizados pelo Estado. Um conjunto de categorias foi considerado a partir do levantamento, da leitura e da análise do conteúdo das comunicações: a) conjuntura e contexto - ditadura do Estado Novo; b) políticas de educação e saúde; c) escola e escolarização; d) educação sanitária e higiênica; e) eugenia. O projeto do governo Vargas de constituir uma raça brasileira forte, branca e católica teve em Gasparini um aliado, num contexto em que a nação brasileira atravessava um período de redefinição de suas bases materiais e culturais.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Gonçalves, M. C. (2011). EDUCAÇÃO, HIGIENE E EUGENIA NO ESTADO NOVO: AS PALESTRAS DE SAVINO GASPARINI TRANSMITIDAS PELA RÃDIO TUPI (1939-1940). Cadernos De História Da Educação, 10(1). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/13152
Edição
Seção
Artigos
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).