INDEPENDÊNCIAS E EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA:AS EXPERIÊNCIAS LANCASTERIANAS NO SÉCULO XIX

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Maria Helena Camara Bastos

Resumo

A difusão do método lancasteriano ou monitorial/mútuo está intimamente ligada à necessidade de extensão da educação a todas as classes sociais, luta empreendida pelo iluminismo e colocada em prática, ao menos no papel, nos nascentes sistemas educativos públicos do século XIX. Na América Latina, após o processo de independência das colônias de Espanha e Portugal, a questão da educação elementar foi um dos problemas a ser resolvido nas emergentes repúblicas. O método de Bell e Lancaster foi adotado em vários países: Cuba, Porto Rico, Guatemala, México, Uruguai, Argentina, Chile, Perú, Brasil, Colômbia, Venezuela, Equador. Em 1818, Joseph Lancaster, a convite de Simon Bolivar, realizou viagem à América do Sul, onde divulgou seu método e estabeleceu escolas. Posteriormente, também empreendeu viagem aos Estados Unidos e Canadá. No Brasil, o ensino mútuo/monitorial é introduzido oficialmente pelo Decreto das Escolas de Primeiras Letras, de 15 de outubro de 1827, primeira lei sobre a Instrução Pública Nacional do Império, que propõe a criação de escolas primárias com a adoção do método lancasteriano, como método oficial. O presente estudo analisa a difusão e implementação do ensino mútuo/monitorial em alguns países da América Latina, focando a experiência brasileira e enfatizando sua contribuição para o desenvolvimento e generalização do ensino elementar.

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Como Citar
Bastos, M. H. C. (2011). INDEPENDÊNCIAS E EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA:AS EXPERIÊNCIAS LANCASTERIANAS NO SÉCULO XIX. Cadernos De História Da Educação, 10(1). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/13151
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Maria Helena Camara Bastos

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