Representações da sala de aula em fotografias publicadas na revista Brasília (1957-1967)
Contenuto principale dell'articolo
Abstract
O artigo tem por objetivo investigar que representações das salas de aula pensadas para a nova capital foram veiculadas nas páginas da Revista Brasília entre os anos de 1957 e 1967. Por um lado, as conclusões apontam que as fotografias queriam veicular a representação de uma educação moderna e modelar, planejada para atender às necessidades da cidade em fase de consolidação e do próprio país. Por outro lado, ao submeter essas imagens ao crivo da interpretação historiográfica, emergiram uma série de elementos mais tradicionais e até mesmo contraditórios nessas representações, que revelam, assim, limitações do modelo de ensino proposto, como a relação hierárquica professor-alunos, o padrão de branquitude dos alunos atendidos por uma escola-classe bem como a ideia da escola como uma espaço do vir-a-ser da criança, ignorando sua potencialidade como lugar de experiências já no presente infantil como advogavam algumas correntes da pedagogia dita moderna.
Dettagli dell'articolo
Fascicolo
Sezione

Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Come citare
Riferimenti bibliografici
A MARCHA DA CONSTRUÇÃO. Revista Brasília. Rio de Janeiro, n. 4, p. 5-6, 1957.
ALCÂNTARA, Wiara Rosa Rios. Por uma história econômica da escola: a carteira escolar como vetor de relações (São Paulo, 1874-1914) (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2014.
ANDRADE, Rômulo de Paula. Sertão e modernidade nas fotografias da Revista Brasília. Outros tempos. São Luís, v.17, n.0, p.268-288, 2020. DOI: https://doi.org/10.18817/ot.v17i30.795
ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. A educabilidade da criança em perspectiva histórica: permanências e contradições. In: GONÇALVES JR., Ernando Brito. (org.). educação em perspectiva crítica: inquietudes, análises, experiências. Curitiba: Appris, 2016, p. 15-38.
ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Desfiles cívico-escolares no Estado Novo: uma interpretação pelas fotografias. Acta Scientiarum Education. Maringá, v. 37, n. 3, p. 269-276, set.-dez. 2015. DOI: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i3.19533
ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Gustavo Alberto: “invenção” e circulação da primeira carteira escolar patenteada no Brasil (1881-1884). Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 48, p. 1-17, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248241234
ANJOS, Juarez José Tuchinski dos; BARBOSA, Etienne Baldez Louzada. A narrativa de Juscelino Kubitscheck sobre a escolarização em Brasília: vestígios de uma historiografia da educação. In: SILVA, Fabiany de Cássia Tavares da; ANJOS, Juarez José Tuchinski dos (orgs.). Escrita da pesquisa em educação na Região Centro-Oeste. Campo Grande: Editora Oeste, 2020, p. 57-76.
ANJOS, Juarez. José Tuchinski. O Inep e o planejamento do sistema público de ensino de Brasília nos anos 1950. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 103, n. 263, p. 87-94, jan.-abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i263.5283
AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus, 1993.
BALDEZ, Etienne. Notícias da pré-escola no Distrito Federal: apontamentos de Yvonne Jean (1960-1964). Educar em Revista. Curitiba, v.37, e.75364, 2021b. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.75364
BALDEZ, Etienne. Três colunas do jornal Correio Braziliense e os primeiros jardins de infância de Brasília: o provimento material solicitado (1960-1965). In: CORDEIRO, Andréa Bezerra et al. (orgs.). A teia das coisas: cultura material escolar e pesquisa em rede. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2021a.
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BENJAMIN, Valter. Sobre o conceito de história. In: Obras escolhidas I. São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 222-234.
CAPELLO, Maria Beatriz Camargo. A revista Brasília na construção da nova capital (1957-1962). Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo. São Paulo, p. 43-57, 2010. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v0i11p43-57
CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Pedagogia da Escola Nova, produção da natureza infantil e controle doutrinário da escola. In: FREITAS, Marcos Cézar; KULHMANN JR., Moysés (orgs.). Os intelectuais na história da infância. São Paulo: Editora Cortez, 2002, p.373-408.
CERTEAU, Michel. A escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.
CHARTIER, Anne-Marie. Fazeres ordinários da classe: uma aposta para a pesquisa e para a formação. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 26, n. 2, p. 157-168, jul.-dez. 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022000000200011
CHARTIER, Roger. A história cultural entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 2002.
CHARTIER, Roger. Escutar os mortos com os olhos. Estudos Avançados. São Paulo, n. 24, v. 69, p. 7-30, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40142010000200002
DÓREA, Célia Rosângela Dantas. Anísio Teixeira e a Arquitetura Escolar: planejando escolas, construindo sonhos. Revista da FAEEBA. Salvador, n. 13, p. 151-162, jan./ jun. 2000.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1993.
DUSSEL, Inés; CARUSO, Marcelo. A invenção da sala de aula: uma genealogia das formas de ensinar. São Paulo: Moderna, 2003.
EBOLI, Terezinha. Uma experiência de educação integral: Centro Educacional Carneiro Ribeiro. Rio de Janeiro: Gryphos, 2000.
ESCOLANO BENITO, Agustín. Patrimonio material de la escuela e historia cultural. Linhas. Florianópolis, v. 11, n. 2, p. 13-28, jul.-dez. 2010.
GOUVÊA, Maria Cristina Soares de; SCHUELER, Alessandra Frota Martinez de. Condições de instrução da infância: entre a universalização e a desigualdade. In: ARAÚJO, José Carlos Souza; SOUZA, Rosa Fátima de; PINTO, Rubia-Mar. (orgs.). Escola primária na Primeira República (1889-1930): subsídios para uma história comparada. Araraquara: Junqueira e Marin, 2012, p. 329-351.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, n. 1, p. 9-43, 2001.
LOPES, Amanda Alves Sicca. Terra, espírito e homem: a nova capital e as imagens da branquitude na Revista Brasília (Mestrado em Arquitetura). Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2021.
MEDEIROS, Beatriz Feijó de. A Revista Brasília e a mitificação da nova capital. Como a revista ajudou na construção da imagem da “Capital da Esperança” (Monografia). Curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Brasília. Brasília, 2012.
MOURA, Gleuze Pereira Marinho; ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. A infância no tempo da construção da nova capital brasileira: representações nas páginas da Revista Brasília (1957-1960). Albuquerque: Revista de História. Aquidauana, v. 15, n. 30, p. 227-245, jul.-dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.46401/ardh.2023.v15.19312
PEREIRA, Eva Waisros; HENRIQUES, Cinira Maria Nóbrega. Escola Júlia Kubitscheck – a primeira escola pública do Distrito Federal. In: PEREIRA, Eva Waisros et al. (orgs.). Nas Asas de Brasília: memórias de uma utopia educativa (1956-1964). Brasília: Editora da UnB, 2011, p. 145-160.
PINTO, Viviane Farias; MÜLLER, Fernanda; ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Entre o plano e o vivido: a inauguração de Brasília e dos jardins de infância (1960-1962). Revista Educação e Cultura Contemporânea. Rio de Janeiro, v.17, n.47, p.292-313, 2020. DOI: https://doi.org/10.5935/2238-1279.20200015
PINTO, Viviane Farias; MÜLLER, Fernanda; ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Entre o passado e o presente: contrastes de acesso à educação infantil no Distrito Federal. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.34, p.1-24, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698187179
REVISTA BRASÍLIA. Rio de Janeiro, n. 4, 1957.
REVISTA BRASÍLIA. Rio de Janeiro, n. 40, 1960.
REVISTA BRASÍLIA. Rio de Janeiro, n. 50-52, 1961.
SOUZA, Rosa Fátima. Alicerces da Pátria: história da escola primária no estado de São Paulo (1890-1976). Campinas: Mercado das Letras, 2009.
TEIXEIRA, Anísio. Aspectos Americanos de Educação. Relatório apresentado ao Governo do Estado da Bahia pelo Diretor Geral de Instrução, Comissionado em Estudos da América do Norte. Typ. De S. Francisco, EUA, 1928.
TEIXEIRA, Anísio. Educação Pública – Administração e Desenvolvimento. Rio de Janeiro: Oficina Gráfica do Departamento de Educação, 1935.
TEIXEIRA, Anísio. Pequena introdução à Filosofia da Educação. A escola progressiva ou a transformação da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
TEIXEIRA, Anísio. Plano de construções escolares de Brasília. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v.35, n.81, p.195-199, jan.-mar. 1961.
VARELA, Júlia; ALVAREZ-URIA, Fernando. A maquinaria escolar. Teoria e Educação. Porto Alegre, n. 6, p. 225-246, 1992.
VASCONCELOS, Adirson. Os pioneiros de Brasília. 2 Volumes. Brasília: Edição do Autor, 1992.
VEIGA, Cynthia Greive. Escola pública para negros e pobres no Brasil: uma invenção imperial. Revista Brasileira de Educação. Campinas, v.13, n.39, p.502-516, set.-dez. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782008000300007
VIDAL, Diana Gonçalves; FARIA FILHO, Luciano Mendes de. As lentes da história: estudos de história e historiografia da educação no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2005.
VINCENT, Guy; LAHIRE, Bernard; THIN, Daniel. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em Revista. Belo Horizonte, n. 3, p. 7-47, jun. 2001.