“As luzes civilizadoras da instrução”: práticas sociais e educativas de irmandades negras no Oitocentos

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Jonatas Roque Ribeiro
Wellington Carlos Gonçalves

Résumé

A partir da investigação de um abaixo-assinado datado de outubro de 1878, no qual 19 confrades da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Sabará, em Minas Gerais, solicitavam à Inspetoria Geral da Instrução Pública da província a abertura e a subvenção de uma “aula de primeiras letras” organizada pela confraria, este artigo analisa os processos e práticas educativas envolvidos na constituição desse projeto político-educativo. Investiga-se, também, outras formas de sociabilidade e solidariedade – devocional, espiritual e mutualista – que implicaram algum tipo de aprendizado, troca e/ou transmissão de conhecimentos, saberes e crenças. O objetivo foi compreender a polissemia dos significados sociais da educação e da experiência do educar-se, a fim de evidenciar a diversidade de práticas educativas presentes no associativismo confrarial em Minas Gerais, na segunda metade do século XIX.

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Jonatas Roque Ribeiro, Universidade de São Paulo (Brasil)

https://orcid.org/0000-0001-5074-4401

http://lattes.cnpq.br/5705471852776970

jrribeiro@usp.br

Wellington Carlos Gonçalves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Brasil)

https://orcid.org/0000-0003-4604-6912

http://lattes.cnpq.br/1169208862869370

wcghist@hotmail.com

Comment citer

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