O DISCURSO DE LOURENÇO FILHO EM DEFESA DA PEDAGOGIA DO ESTADO NOVO
Contenuto principale dell'articolo
Abstract
Este trabalho tem por objetivo contribuir com a investigação relativa à continuidade ou descontinuidade da Escola Nova entre os anos de 1937 e 1945 no Brasil. Para isso, são utilizados os recursos da análise retórica fundamentada em Perelman e Olbrechts-Tyteca para examinar o discurso de três autores considerados os mentores da Pedagogia do Estado Novo. O livro Tendências da educação brasileira de Lourenço Filho é analisado em maior detalhe, sendo destacadas as estratégias argumentativas empregadas pelo autor para dialogar tanto com os liberais quanto com os católicos.
Dettagli dell'articolo
Fascicolo
Sezione
Articolo

Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Come citare
da Silva, T., & Cunha, M. V. da. (2014). O DISCURSO DE LOURENÇO FILHO EM DEFESA DA PEDAGOGIA DO ESTADO NOVO. Cadernos De História Da Educação, 12(2). https://doi.org/10.14393/che-v12n2-2013-18